Arte do Riso

Posted by Ricardo Cazarino | Posted on domingo, outubro 12, 2008


A noite molhada de São Paulo após uma leve chuva deixa o vento bater mais gelado. A grama ainda tomada pelas águas em um antigo terreno de campo aberto na região central da cidade cedia espaço para uma antiga e uma das mais puras arte do riso fácil e sem medo: o circo.

A lona iluminada por um cordão de luzes nada tímido mostrava a que veio em meio as contruções de uma cidade tomada pela pressa a contradições. Aos poucos o público toma as arquibancadas…crianças, adultos e idosos…nessa arte, não há idade certa, todos são levados de forma natural a uma infância que já não volta mais. No picadeiro, o jogo de luzes acompanham cada passo das apresentações.

Sem grandes espetáculos e números gigantescos, o Circo Zanni contagia pela simplicidade e concentra em uma das mais antigas personagens do mundo do circo…o palhaço e sua palhaçadas. Nada de piadas prontas. Um gesto, um olhar, um suspiro especial somado ao tradicional sapato nada modesto e uma maquiagem colorida são o ingresso para o riso perdido.

Acrobatas, malabares, cordas, trapézio complementam o cenário. Uma banda ao vivo acima do picadeiro dão um ar moderno e a sonorização em tempo real. No circo não há profissão certa. Todos fazem de tudo e se tranformam em todos. O guitarrista se torna o palhaço e logo depois já é o desafiante da corda bamba. A tecladista muda de instrumento e logo em seguida voa presa as cordas sobre a platéia…

…nesse mundo de magia e diversão, o único objetivo é levar a arte até onde ela nos permite alcançar...um sorriso tímido ou na explosão de aplausos ao fechar das cortinas.

http://www.circozanni.com/



Comments (16)

O circo é uma arte que encanta todas as idades. É um lugar onde pessoas compartilham gargalhadas sem pensar nos problemas mesmo que seja por algumas horas.
Agora uma pergunta que sempre me vem a cabeça quando é preservação da nossa cultura: Será que a nova geração saberá preserva - la?

Legal, adoro circos. É sempre bom rir um pouco e esquecer de algumas coisas...

Como assim "uma infância que já não volta mais"? A gente não pode deixar a infância ir embora, sob pena de viver uma vida incompleta, menos feliz do que poderia ser.

Acho que em um ano de blogosfera, é a primeira vez que vejo alguém postando sobre CIRCO.
O circo é um dos espetáculos mais completos e fascinantes do mundo.
Porque ele sim cumpre sua proposta, fazer a imaginação tomar conta de nossas emoções. E quando isso acontece, a magia impera.
O Circo Zanni é um dos mais importantes e longevos do mundo. Tem tradição e forma artistas que brilham não apenas nos picadeiros, mas em palcos de grandes teatros pelo mundo.

AHHHH minhas lenmbranças de criança, indo ao circo, adorava.
Um abraço!

www.bloginside.wordpress.com

Muito legal seu post! Me fez lembrar de minha infancia, onde eu ia no circo, nos finais de semana, e depois passava a semana toda pensando como eles faziam aquelas mágicas...rsrs

abraço,
http://comideiaseideais.blogspot.com

tinha medo de palhaços quando criança e passei a adorar depois que fiz um curso de teatro com um professor que dava aula de palhaços... achei o máximo!!!
mas faz muito tempo que não vou ao circo para assistir ao espetáculo, fui quando criança, nem lembro mais... fiz um trabalho da faculdade em 2005 nos bastidores de um circo e fiquei morrendo de dó dos animais enjaulados, perdi o tesão com o circo.
Ótimo blog, parabéns!

Adoro circo, e adorei seu texto também..[nenhuma novidade..vc sabe que sou seu fã].^^
A arte do circo é milenar, mas acredito que são pucas as companhias que ainda trazem a verdadeira essência dessa arte.
Fiquei curioso pra assistir a esse espetáculo que vc descreve.

Bom..é isso..^^

e vamos ao circo..=D

abraço!!

Fui uma vez ao circo quando criança; nunca, nunca mais... Uma madeleine antiiiiiiiga... Pouco me lembro do show, mas me lembro de uma amiguinha que conheci (amiguinha só daquele dia) e que se chamava Ana Laura. Foi a única coisa que guardei...

Rir é o melhor remédio. Tranformar a vida em um palco de circo e rir dos próprios dilemas é o segredo para uma vida longa.

¡Adiós!

Já eu não gosto muito de circo. Na verdade o palhaço já não me encanta há algum tempo. Acho uma pena, deveriamos ter a leveza na alma para rirmos das brincadeiras que eles fazem.

A Internet ainda reserva boas surpresas! Obrigada pelo comentário.
Sobre o motivo das visitas ao presídio feminino: um simples trabalho da faculdade. O tema: Encontro com o outro. No meu caso, tão "outro" que o contato conosco é limitado. Mas vetenho descoberto que não é tão "outro" assim...

Enquanto houver leveza e sensibilidade, haverá o circo!

Olá!

Vim até aqui para fazer uma tímida visita, porém a forma como você escreve me obrigou a ler, reler, prosseguir... nem dá vontade de parar.

A descrição do ambiente, das sensações, dos malabaristas... tudo é muito envolvente.

Parabéns pelo teu blog, desejo-te muito sucesso.

oi moço, como sempre, gostei muito do seu texto. Sensibilidade, olhar atento e criatividade estão sempre presentes na sua forma de registrar os pequenos (será?) acontecimentos da vida.
Parabéns! beijosss.

Concordo em absoluto com o Fabio!!!

saudades de você em meu blog^^

Navegando cheguei aqui.
Parei, li, gostei.
Levo seu link comigo para não Parar de te olhar....


bom dia!