Entre o antigo e o novo ROMANCE

Posted by Ricardo Cazarino | Posted on sábado, novembro 29, 2008

Nos tempos remotos…
Mitos e lendas sempre são atemporais. A mágia das histórias ecoam em pensamentos das mais variadas gerações e culturas, cada uma com suas particularidades, visões e crenças. Os caminhos que essas histórias percorrem até os dias de hoje são longos... mas suas essências, de modo geral, são preservadas. Temas centrais sobrevivem e renascem a cada momento. Entre os mais comuns: amores, comédias, tristezas, conflitos, lutas, desafios, perdas e romance….ROMANCE! eis aqui um dos mais idealizados e tema central de infinitas montagens que passam da ficção à realidade e vice-versa.

A mocinha e o mocinho em busca do amor eterno amor. Podemos voltar séculos no tempo, ou avançar, como queiram, que a conquista desse sentimento é algo comum entre passado, presente e futuro.

Talvez um dos berços das lendas de ROMANCE está cravada em Tristão e Isolda, um dos contos da Idade Média que traduz um amor perfeito na vida e na morte. Uma das histórias mais trágicas que acaba com uma lágrima de felicidade.

Nos tempos atuais…
A lenda de Tristão e Isolda já foi registrada em milhares de livros perdidos nos cantos pelo mundo, subiu em palcos com as mais simples e complexas produções, e , hoje, está presente na sétima arte nacional. Lançado recentemente, ROMANCE, novo filme de Guel Arraes, faz um passeio pela cultura do cordel nordestino, brinca com a arte, coloca o teatro dentro das telas e o cinema junto com o teatro, tendo como cenário central a lenda dos personagens enamorados pela paixão eterna.

A história de Tristão e Isolda é transportada para o sertão da Paraíba, de forma inédita, junto com os embados das novas e velhas paixões. O calor escaldante do sol que racha o solo seco impede que as volumosas roupas de Isolda cheguem a esse século.

Para compor esse cenário, “Nosso Estranho Amor”, de Caetano Veloso revela na música a arte desse amor : “ …Ah! Mainha deixa o ciúme chegar ; Deixa o ciúme passar e sigamos juntos; Ah! Neguinha deixa eu gostar de você; Prá lá do meu coração não me diga; Nunca não…”

Wagner Moura e Letícia Sabatella são de forma impecável os personagens centrais do filme e dos palcos. ROMANCE concede aos telespectadores a chance de acompanhar a produção teatral dentro das telas do cinema. A mistura de personagens chega a embaralhar a visão, a misturar os textos e a tirar uma fina e delicada comédia.


Comments (16)

Parabéns por um ano de blog... Escreva mais, bote tudo pra fora, que tem muita coisa boa pra sair dessa cabeça aí...Vida longa à palavra

só pela música e pela leticia sabatella ja vale a pena... mas pelo q vc escreveu o filme deve ser legal tbm. vou assistir

http://leiturasmusicais.blogspot.com/

Este filme ainda não passou aqui em Bauru (claro). Mas pelo que andei lendo, e pelo trailer, vi que as interpretações são bastante teatrais.
Como eu ultimamente tenho visto muitos filmes nacionais no cinema ou no DVD, e invariavelmente tenho gostado destes, é bem provável que eu vá gostar tanto quanto gostei de Chega de Saudade ou O Signo da Cidade. Aguardo ansiosamente a estréia

Antigamente o amor era conquistado de uma outra forma, mais pura e mais romântica mesmo...
Deve ser um bom filme.
=)

http://esperaemdeus.blogspot.com/

"Romance" é um filme maravilhoso! O roteiro de Guel Arraes e Jorge Furtado, mais o elenco de primeira!

Nossa, só pelo seu texto seu vontade de assitir!! Muito bom mesmo!! Beijão
Iêda

ops... revisando: "deu vontade!" rs

Ainda não consegui assistir a este filme, mas tenho que reservar uma atençãozinha especial pra ele. Gosto muito de Jorge Furtado, um dos roteiristas da produção.

nossa, adorei seu blog, quero muito assistir o filme romance, espero q seja muito bom, faz tempo q nao vejo algo com muito amor e romance.. bjos da Duda
http://diariodaminhavida-duda.blogspot.com/

Cara, excelente critica sobre o filme... Já tinha interesse em assistir, mas por falta de tempo ainda não fui.
Guel Arraes, arriscando o tema mais adulto, sério, sem deixar as raízes nordestinas... Mto bacana
Com certeza, vou conferi

Falando em Tristão e Isolda...Chegou a ver a peça?Eu não vi(infelizmente)mas meus colegas que viram adoraram ! Recomendo !!!
O filme aí verei ! Fiquei curioso !!!

Ri, eu tô muito a fim de ver esse filme. Vamos ver se consigo na próxima semana. Gostei muito do seu texto e da associação que você fez com mitos e lendas. Realmente, você está certo! São aqueles sentimentos universais à humanidade. O amor eterno, a felicidade, o par perfeito, que desde os tempos antigos vêem sendo colocado como uma grande meta a ser atingida. Parabéns pelo texto!
beijão.

cara...deu vontade de ver o filme...mto bom o texto, sem contar que wagner moura eh mto bom ator!

--
www.moolegal.wordpress.com

Hoje em dia o amor é reciclavel, casa-descasa,namora- termina,meu bem pra cá-meus BENS pra lá,
acho que esse filme deve servir pra uma otima reflexão..

Olha eu aqui de novo!rsrs
Parabéns pelos textos kra!
Abraço!

Parece ser bom esse filme, levando em conta a enorme divulgação q anda acontecendo na net. Otimo blog, textos bem originais e bem construidos...parabens!
Abraço.