Essa rua tem saída

Posted by Ricardo Cazarino | Posted on quinta-feira, junho 11, 2009

Trabalhos artísticos de pessoas em situação de rua ganham
vida e derrubam preconceitos


O que é arte para você? Desde os primórdios a arte acompanha o homem em sua evolução. Em todas as épocas, ela capta percepções, emoções, ideias, sentimentos e se tornam um espelho do mundo no qual vivemos. Ela está em museus, galerias ou nas ruas. Tem o poder de transformar e unir. No mês passado, a Pinacoteca do Estado de São Paulo mostrou a essência da arte na exposição “Convivência”, que reuniu trabalhos de 30 pessoas em situação de rua, frequentadores de duas casas de convivência do centro da cidade: a Casa de Oração do Povo da Rua e a Casa Porto Seguro.

No exuberante prédio da Pinacoteca, o museu mais antigo do país, construído em 1905, com seus tijolos à mostra carregados de cultura que se espalha pelas galerias e salas, entre o rústico e o moderno, os trabalhos expostos ficaram lado a lado às obras de grandes artistas nacionais e internacionais. Os 140 trabalhos, entre desenhos, colagens, gravuras, técnicas gráficas e xilogravuras, foram realizados durante as oficinas semanais de arte promovidas pelo Programa de Inclusão Sociocultural (PISC) do Núcleo de Ação Educativa do museu em parceria com as casas de convivência, além de visitas educativas regulares ao museu. Nesse período foram realizados cerca de 50 encontros com cada grupo.

“Para nós a mostra representa uma grande satisfação e uma conquista, além de ser a primeira exposição educativa que fazemos, demonstra também um desejo da instituição de se abrir e trabalhar com grupos menos favorecidos, reforçando seu caráter público”, relata Gabriela Aidar, coordenadora do projeto.

A mostra recebeu o título de “Convivência” com o objetivo de questionar os muros invisíveis da sociedade, criar vínculos de identidade, autopercepção e autoafirmação, além de aproximar o museu a essas pessoas com suas particularidades e dificuldades. Segundo Gabriela, a exposição mostrou que os museus podem e devem estar abertos a toda a sociedade.

Foi na Oficina Escola de Arte e Luz da Rua, localizada algumas quadras da Pinacoteca, que Vera Regina Corrêa aprendeu a trabalhar com madeira, papel e tinta. “Jamais imaginava que da madeira pudesse sair uma flor tão linda”. Aos 59 anos, com um rosto marcado e de sorriso fácil, Vera passou 15 anos pelas ruas da cidade. Ao entrar pela primeira vez na Pinacoteca para conhecer o local onde as obras ficariam expostas ficou maravilhada com a grandiosidade do espaço. “Nunca tinha entrado. Nem passado pela porta da frente. É uma maravilha. Acho que esse trabalho mostra que as pessoas mais humildes também têm muitas coisas para ensinar.”

A cada visitante um olhar misterioso e surpreso paira sobre as obras. Devidamente enquadradas com molduras e vidros, elas ganham novos horizontes e provocam uma mudança no pensamento. Dispostos pelas paredes, as luzes mostram um a um em todos seus detalhes. As assinaturas traçadas a mão apresentam o autor e fazem renascer uma identidade esquecida pelo tempo.

Vicente Augusto e Sandra Maria Rodrigues também tiveram seus trabalhos expostos. “Foi muito importante ver os trabalhos na Pinacoteca. Isso mostra que podemos quebrar barreiras. Foi uma nova oportunidade, um desenvolvimento de vida”, afirma Vicente. Com tantas dificuldades que já passou pela vida, Sandra se orgulha em ter aprendido a realizar os trabalhos artísticos. “Se não fosse a oficina, nunca teria condições que fazer o que fiz. Foi uma ótima experiência”.

“Essa rua tem saída” são os dizeres da faixa de entrada na Oficina das Artes. A frase reflete toda ação de ressocialização que os trabalhos alcançam. Revela como a arte provoca mudanças na sociedade, como dar voz aos produtores e uma transformação na mente e no coração de cada novo artista que já teve a rua como companheira. Cabe aqui um lema espalhado pelo grupo teatral de rua, o “Farândula Troupe”: “a arte não muda o mundo. A arte muda o homem. O homem muda o mundo.”

Comments (7)

A Arte é mesmo um mistério... ela capta emoções, sentimentos, angústias..... mas, o que é a arte? Pra que ela serve?? Ninguém sabe explicá-la direito, mas convive conosco desde os primórdios, o que prova que necessitamos dela, de alguma forma, para vivermos.
Se eu morasse aí em São Paulo concerteza teria passado na Pinacoteca... infelizmente minha cidade, apesar de grande, não oferece esss tipos de lazer e cultura...

abraços!!

www.danpessoa.blogspot.com

Um dos melhores blogs que eu já vi é o seu.
Parabéns continue com essa linha de pensamento.
Abraços
http://danilofutebol.blogspot.com/

BEM DIFERENTE ESSE TIPO DE ARTE

Depende do conceito de cada um.
A Arte pode se manifestar em tudo...........é só usar a imaginação, pois ela é a maior arte de todas

é isso aí a arte esta em kda um de nós
parabens pelo seu blog embora vc não tenha gostado do meu texto
o seu ficou muito bom

Oi, Ricardo!

Parabéns pela matéria! A arte é um exemplo de como um dom pode ser uma mola para que as pessoas possam ter dignidade. O título do texto ficou perfeito!

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

Nossa que legal cara, o que importa é mostrar o amor que existe entre eles, nada de preconceito, tem que abrir mesmo a novas temáticas então parabenizo a iniciativa do filme

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net