"Direitos Iguais à Todos"

Posted by Ricardo Cazarino | Posted on domingo, janeiro 31, 2010

Na última semana, Curitiba foi palco da V Conferência Regional ILGA LAC (Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, pessoas Trans e Intersexuais da América Latina e do Caribe). O evento contou com mais de 500 participantes de 36 países, além de representantes de diversas segmentações, jornalistas e convidados.

Durante o período diversos encontros, palestras, debates, conferências e workshops reuniram representantes de movimentos nacionais e internacionais em busca de melhores condições e respeito a dignidade humana. Novas ideias e olhares foram lançados para uma melhora significativa pela equidade dos direitos universais.

Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), reeleito para o cargo, lembrou que apesar das diversas conquistas já alcançada no segmento LGBT, ainda em onze países da América Latina e Caribe (Antigua e Barbuda, Barbados, Belize, Dominica, Grenada, Guiana, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Guanadina e Trinidad e Tobago) a homossexualidade é crime com severas punições, alguns chegando a sentença de morte. “Direitos iguais para todos é um dos principais objetivos dessa Conferência”.

Na conferência também foi lançado o Manual de Comunicação LGBT, que tem por função apoiar a integração entre a mídia e o movimento pela cidadania LGBT, para que as matérias, entrevistas, artigos e reportagens veiculadas na imprensa se pautem pelo respeito à diversidade e à justiça social. O documento traz uma série de definições de termos e conceitos, que muitas vezes são usados sem o conhecimento adequado, o que poderia acarretar um reforço nos estigmas, no preconceito e na discriminação.

Convidado para a abertura, presidente Lula enviou uma carta em favor da garantia de direitos para a diversidade sexual. “...devo declarar que a luta contra a intolerância e a discriminação, com os consequentes esforços pelo respeito à pessoa humana, aí incluída a consideração pela orientação sexual, tem norteado esta gestão desde o início do primeiro mandato...” A ILGA LAC, em toda sua transparência, mostra ao mundo que é possível lutar pela liberdade de expressão e orientação sexual.

Comments (0)