Mistérios de Clarice

Posted by Ricardo Cazarino | Posted on sábado, março 07, 2009


Em meio a tortura de pensamentos que vagam segundo a segundo em nossas cabeças, infinitas frases passam despercebidas. Por inúmeras razões elas se perdem. Jogadas ao vento não são aproveitadas. Uma em especial, um poema declamado de forma repentina e sem compromisso, ficou marcado. Permita-se a Clarice Lispector:

“Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração. Não me façam ser quem não sou. Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente. Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra sempre.” ( CL)

Clarice vive no olhar mais denso das palavras. Se permite ir as profudenzas e ultrapassa fronteiras com a sutileza de suas escrituras. Na arte, percorre com sabedoria e ousadia as crônicas, poemas, obras literárias, romances, contos…. Com alma de jornalista, Clarice entra e marca a história da literatura nacional. Seus mistérios escondem sabedoria. Mediar sentimentos é uma das funções das poesias. Há quem diga que não há nada melhor do que ler/escutar uma poesia em algum momento de dificuldade.

"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..." ( CL)

Comments (14)

Uma bela figura de liguagem para homenagear o dia da mulher!

belo poema....achei interresante...

http://verdadesentrementiras.blogspot.com/

Ela é a representação de uma grande mulher: Clarice Lispector...

Belo texto kra.

http://supervarietyblog.blogspot.com/

"Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra sempre."

Só esta frase valeria o livro todo.
Clarisse é gênio.
E é bacana ver uma nova geração bebendo e comendo dela, se fartando com vontade.
E você? Por que não se arrisca no campo das idéias e dos sentimentos?
Poemas, contos ou apenas idéias que tentem mudar algo ou não mudar nada, ou apenas, como diria ela mesmo, apenas desabrochar?

E hoje? Onde estão as novas Clarisses?
E Raquel de Queiroz? Cora Coralina? Cecília, como esquecer de Cecília?

Estarão nos Blogs por aí, ou mais perdidas em ficar?

abraços
e se puder, apareça:

http://martonolympio.blogspot.com/

"Há quem diga que não há nada melhor do que ler/escutar uma poesia em algum momento de dificuldade."

Eu sou um deles, e sou suspeito para falar disso.

Admiro a Clarisse, pois não encontrei ainda quem consiga ser tão instrospecto quanto ela, e discorrer sobre isso de uma forma tão fantástica.

Grandes citações meu caro ;)

Rapaz, Clarice Lispector é uma mulher que vai além do que simplesmente escreve. Ela vai além de meras palavras. Gostei daquele pensamento dela de que não sabe voar de pés no chão. Naquele pensamento, ela usou metáforas e jogos de palavras que, ao final, compos um belo texto. É uma escritora que eu admiro muito. É o que há.

Oi Ricardo,

Não sei explicar ao certo, mas muitas vezes me vejo em algumas palavras de Clarice...

Gosto dos mistérios desta escritora...

Muito bom o seu texto...

Tenha uma ótima semana!

Bjs!

Dany

Ricardo

Clarisse, Maysa, Dolores, Marina, tantas mulheres brasileiras que conseguem dizer muito, com poucas palavras bem ditas.....

Faltam pessoas como elas no mundo de hoje, neste mundo superficialmente artificial

Saudações!
Samuel Dereste

Digna de muitas homenagens. Parabéns pelo post. Abraço!

Adoro Clarice, tudo o que ela falou pode se encaixar na nossa vida, os poemas delas são algo, a vida então.

beeijos

precisa ler algo assim. obrigada!

Oi...gostei muito do seu blog..vc tem uma ligaÇÃO BACANA COM AS PALAVRAS...parabéns...

depois acessa o meu...rsrsrs

http://www.wellingtonsal.blogspot.com

To lendo "felicidade clandestina" dela. Alguns dos contos já li em "aprendendo a viver" que, bah, foi "o" livro, tenho montes de citações dele. Deste segundo já vi curtas na televisão, e eram bem como eu imaginava.

Parabéns pelo blog.
Criativo e inteligente.
Se puder,visite o meu.
TE CUIDA!
BOA SEMANA PRA TI!