Geração Canguru

Posted by Ricardo Cazarino | Posted on segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Na década de 70, no auge da luta dos jovens pela liberdade e por uma sociedade mais democrática, Elis Regina cantava: “Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais...”. Hoje, a atual geração de jovens vive uma nova fase. Na faixa dos 30 anos, muitos deixaram de viver como os pais e passaram a viver com os pais. E esse nova classe ganhou um nome: geração canguru! Moram na mesma casa de criança mas seguem normas de adultos. Até poderiam viver sozinhos, mas como os filhotes de cangurus, não querem deixar o colo da mãe.

Os cangurus são um fenômeno social. No Brasil, mais de oito milhões de pessoas, entre 25 e 40 anos, moram com os pais de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Para Mara Pusch, psicoterapeuta e sexóloga da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina e autora do blog http://www.esmaltenope.blogspot.com/, a dinâmica “canguru” é constituida principamente pelo comodismo das duas partes, tanto do filho quanto dos pais, já que alguns pais preferem ter os filhos “embaixo da asa” para não ter que “perdê-los” para a vida.

Segundo Mara Pusch existem dois tipos de jovens adultos: o primeiro é aquele que é acomodado, prefere poupar dinheiro em vez de comprar seu próprio apartamento, desfrutar das mordomias da casa dos pais e que no fundo tem medo da independência. O segundo pode sofrer da chamada Síndrome de Peter Pan, assim como no desenho animado Peter Pan era o menino que não queria crescer, alguns jovens desejam manter-se sempre jovens. “É aquela criança que vira adulta, mas que só vive o aqui e o agora, só quer aventuras e tem a necessidade de mostrar o seu poder. E por essa razão se descuidam das responsabilidades de virar um adulto.”

Sair da casa dos pais significa ter que crescer. Mas não basta ter uma atitude irresponsável para se enquadrar um sintoma de Peter Pan. Existem muitos outros sentimentos que impedem o indivíduo de viver de forma saudável. Essa situação é retratada, com bom humor, no cinema. O longa "Armações do Amor", de 2006, conta a história de um solteirão de 35 anos que mora com os pais. Irritados pela acomodação do filho, os pais contratam uma bela mulher para tentar seduzí-lo e, finalmente, tirá-lo de casa.

Mas afinal, qual a melhor idade de deixar a casa dos pais? “A idade certa é aquela onde a vontade de ser independente e traçar o próprio caminho fica evidente. Aí é encher o peito de coragem e ir em busca do próprio caminho, sabendo que a saída da casa dos pais não é sinônimo de abandono ou solidão, apenas mais um obstáculo a ser enfrentad”, conclui Mara Pusch.

Comments (12)

Boa noite Ricardo,

Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo texto muito bem escrito...

Sabe, ainda não me enquadro nesta faixa etária, no entanto, sei que em breve estarei chegando lá e que um dia teria que sair debaixo das asas dos meus pais... O problema é que não sei quando terei maturidade suficiente para tal... Talvez necessite de que uma situação me obrigue a isso...

Uma ótima semana para vc...

Abraços!

Dany

Parabéns pelo texto Ricardo

Na minha família tem mtos, mtos cangurus
srsrs
abraço

eu sei que quando eu conseguir uma estabilidade financeira vou acabar saindo da asa da mamãe (isso se ela não me tirar daqui antes)... não fui feito pra viver sob proteção por muito tempo!

E eu tava lendo outro dia sobre essa síndrome do Peter pan... tenho que ler o livro do Peter para entender melhor o que se passava com ele, mas ela é bem séria... fiquei realmente curioso.

Olha bem criativo e atrativo o seu texto!

http://portallivreoblog.blogspot.com/

Ricardoo!
Muito interessante. Li, e fiquei muito contente por de certo modo não estar me tornar um 'canguru'. Acredito que não seja possível determinar uma idade certa pra cair na real e ter uma vida independente. Nem todos desejam isso, e aqueles que querem, quase sempre esperam pelo 'momento certo', que por azar, em muitos casos,nunca chega. Então, cangurus pelo resto da vida.

[Agora visita o meu..ele ainda existe..rs


http://oemergente.blogspot.com/

abraço!!

nada mais apropriado que encarar a vida adulta, falo isso sempre.

Muita bacana essa reflexão. Reflete o que vivo atualmente. Cada vez mais estou convicto que tenho que deixar a casa dos meus pais. Não por quaisquer problemas familiares, mas pela independência, privacidade e muitas coisas boas que isso representa. ótimo post. Abraço!

eu so sabia que tinha canguru la na Australia mais vc me deu a prova que tb tem canguro esse fenomeno da natureza aqui no Brasil

Abraço depois visita o bolog

http://noticiasavarejo.blogspot.com

Olá Ricardo! Ótimo texto e obrigada pela citação! Abraço

Adorei "Geração Canguru" e penso, que na verdade, a maioria dos pais são quem incentivam os filhos a essa condição. Em meio a tanta violência que temos nos tempos atuais, os pais, querem mesmo ter para todo o sempre seus filhos debaixo de suas asas. E "cá entre nós", quem não gosta de colo de mãe, chá de mãe... rsrs Muita inteligência, sensibilidade e sutileza nesse texto.

Amei o texto e me identifiquei muito com ele e me descobri uma típica canguru!!rsrs
Abraços

Tenho 41 anos e não tenho grana, meus pais tem condição de dar comida, roupa,casa,dinheiro,banda larga rápida etc. Não tenho vontade de sair.