Um samba, uma voz, uma raiz

Posted by Ricardo Cazarino | Posted on sábado, julho 26, 2008

“…Licença que eu vou incensa licença

Licença... Licença...
Ô incensa!Incensa quem é de incensar incensa
Incensa... Incensa... Ô licença!...”

Somente a forte e bela voz de Fabiana Cozza para aquecer um início de noite com uma leve garoa que insiste em cair sobre a cidade das contradições. O público do teatro Eva Herz dentro da livraria Cultura no Conjunto Nacional/SP, uma das maiores do país, se rende ao mais puro samba. Um resgate histórico de musicalidade e cultura brasileira e africana.

No palco, a voz audaciosa na penumbra das luzes inicia as interpretações. Gestos leves transbordam e ultrapassam os limites do samba. Pés no chão fazem parte do cénário. A percussão, violão e cavaquinho acompanham o balanço das canções.

O público não se move. Preenche todo espaço. Apenas calorosas palmas quebram a rotina do samba. Alguns pés mais inquietos se movem com timidez. A mesma timidez que ficou longe de um grupo de jovens senhoras próximas ao palco. Com gingado único elas somam anos na passarela do samba.

Fabiana Cozza, dona de uma qualidade vocal admirável conquista novos admiradores em seu segundo cd “Quando o Céu Clarear”, nome de uma das composições do álbum . Incensa, Xangô te Xinga, Agradecer e Abraçar também estão nesse trabalho. Fabina faz do samba de raiz sua casa e nos convida para para entrar, ou que seja…sambar!

*foto:Yara Verônica

Comments (35)

Adorei entrar aqui e encontrar um post sobre samba!!
É o ritmo que mais me toca. Agora mesmo ouço Martnália, uma voz doce e marcante!
A Cozza ainda não conheço, mas com certeza irei procurar! :)
Bjs.

Ô chegado, já q vc curte samba talvez goste do blog de um camarada q eu achei: http://www.instantesamba.blogspot.com/

Se não gostar tbm, está no seu diereito...

Não gosto muito de samba, mas pelo que foi postado ela deve cantar muito bem mesmo.
Parabéns pela escrita! Muito boa...
E o blog é muito interessante!

=)

Oi, Ricardo!

Que bom encontrar na blogsfera um colega de profissão. Fazia tempo que eu não via um texto tão próximo do jornalismo literário.

Muita sensibilidade para falar de samba e para descrever o local, parabéns.

Aqui, quero lhe convidar para passar no meu blog, o Café com Notícias.

Abcs,

=]
__________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Adorei a descrição. Dá muita vontade de estar lá, apesar de nunca ter escutado.

abraço!

Pôxa, infelizmente não
conheço essa cantora
vou procurar informação
sobre ela no Google.

www.blowgh.wordpress.com

parabens cara!
vc tem bom gosto
isso sim eh samba!
nao essas toskeras de pagode ¬¬
parabens pelo blog^^

Cozza canta muito!!
eu estava nesse show e foi tudo maravilhoso!
muito bom o texto, parabéns!
=)

nossa meu, eu não sou muito chegada em samba, nem conheço as pessoas relacionadas ao samba. mas é raro você achar um blog que aborde o tema de um jeito legal ;)

http://thesecretcitrilime.blogspot.com

Quem não conheçe a cultura afro-brasileira é pq não a conhece. Não tem nada mais mágico do que os orixás, nada mais leve do que o samba e nada mais gostoso do que feijoada! hahaha

ótimo texto e boa dica pra quem não conhece Cozza!

http://sickyouth.blogspot.com

Ops, eu quis dizer "quem não gosta é pq não conhece"

mania de escrever torta ¬¬

Não conheço a cantora mas já começo a ter um certo respeito em saber que ela está resgatando o que há de bom na música brasileira.

Embora não me identifique e nem goste muito do gênero musical, fico feliz de estar sendo um espaço na mídia cada vez maior a esta manifestação cultural.
Isso é muito importante.

belíssimo blog, interessantes assuntos...
volto mais tarde para apreciar com mais enfase ok?

abraços,

meu blog: www.kalyugatimes.blogspot.com

Num curito samba mas sua materia foi boa
Belo blog XD
http://total-info-web.blogspot.com/

Há uma nova geraçào de vozes femininas no Brasil que guardam grande potencial. Uma delas é Fabiana Cozza. É verdade também que todas elas são muito polidas para cantar samba de rziz, mas não menos talentosas.

Gosto de tudo um pouco, mas não conheço a cantora. Por tudo o que disse sobre ela deu vontade de conhecê-la.

Abração.

Acho que vou contrariar várias pessoas, mas não gosto de samba.

Po, ainda não conheço esta cantora, mas se tratando de samba, parece ser muito bom.

beeijo

http://cogumelosverdes.blogspot.com

Fabiana Cozza. Rapaz, e seu eu disser que estou feito louco procurando uma música dessa mulher? Aí vem você com seu post e me traz "Incensa".
Se você fosse mulher, lhe daria um beijo!

Adorei o blog.
Pena que não conheço a Fabiana Cozza. Mas depois que li tudo isso vou procurar saber um pouco mais sobre ela.


se puder visite tbm > http://u2onelife.blogspot.com/

muito legal o blog, parabéns! beijos.

Olá! Cara, vc foi indicado para alguns selos lá no Café com Notícias. Passe lá e deixe um cometário, ok.

Grande abraço,

=]
______________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Não há nada melhor que um samba bem 'letrado e ritmado'. E se a voz é de primeira então!
(Preciso procurar, conhecer Fabiana Cozza).
A única vez que estive em Sampa tive o prazer de conhecer a Livraria Cultura. É um desses espaços que dá vontade de passar o dia todo e comprar até estourar o cartão de crédito.
Realmente esse evento deve ter sido o máximo!!!

Bjs

nao curto muito samba, mais isso é um ponto forte do Brasil

deve ter sido um lindo show, aquele teatro é pequeno e o público é seleto, mas eu gosto muito de lá, é para poucos e especiais.

adorei a matéria sobre o blog assim como você e a da liberação de células tronco, um avanço sem dúvida, seu blog é muito sério, mas sempre interessante

parabéns kerido!

Sinceramente não a conheço. Mas vou procurar ouvir alguma música dela.

http://fulanagens.blogspot.com

adoro samba...adorei a postagem

Oi.. o "Palavras sem Fronteira" recebeu o selo "Prêmio SFW de Qualidade" por engano do Wander do "Café com Notícias".

A nossa proposta é de presentear os melhores blogs nos dias 7 de cada mês.

Por favor, quero pedir a você que não indique o selo a nenhum outro blog.

Mais tarde postaremos nossa proposta com maiores detalhes no Sem Fronteiras
http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

Confira!!!

Desde já, agradeço a sua compreensão.

Não curto samba, curto o PAGODE... da atual geração ;]
Abraços

www.soca-gada.blogspot.com/

Quando meu amigo falou do seu blog fiquei muito curiosa. Ele é muito bonito e você escreve lindamente, parábens. Sobre o samba...ahh o samba... adoro voltar as raízes e as letras e o ritmo do samba me seduzem.
Abraços

Depois passe lá no meu blog:
http://asa-da-palavra.blogspot.com/

Olá,

acho que nunca ouvi a Fabiana, mas diante dessa bela descrição, confesso que vontade não me faltou.
Você construiu um belo texto, uma linguagem cativante e despretenciosa.

Parabéns pelo post e blog.

Abraço!

Visite:
http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

queria conhecer mais a fabiana, vou ouvir mais musicas dela
abração

Olá,
Quem me indicou o seu blog foi o Lucas Fernandes do Sem Fronteiras na Web. Posso colocar o link do seu blog no meu?
obrigada pela visita
abraços
Kátia

samba e samba sem comentarios.
valeu.