São Paulo - SP

Posted by Ricardo Cazarino | Posted on sábado, janeiro 24, 2009


Que cidade é essa? Para alguns é a terra das oportunidades e negócios, dos encontros e desencontros, do samba e da garoa. Mas ela é mais do que tudo isso. É preciso vivê-la cada dia, minuto…segundo. São Paulo, essa paulicéia desvairada com seus 10 milhões de habitantes, que completa 455 anos tem muita história para contar. Histórias que nem mesmo são capazes de revelar a verdadeira face dessa torre de babel.

Quem chega aqui pela primeira vez logo se depara com a grande movimentação a qualquer hora do dia e da noite. Essa cidade não pára! Serviços 24h dos mais variados não deixam ela dormir. O sono é leve e apenas adormece. O trânsito é democrático, pobres e ricos se encontram nos eternos congestionamentos. O passo apressado faz com que os olhares não se cruzem. Olhares estes que se perdem nas multidões.

São Paulo abraça com tanta força seus moradores, das mais variadas regiões do país e do mundo, que é preciso ficar sempre atento, caso contrário, ela passa por cima e todas as esperanças e expectivas depositadas caem sem piedade. A cidade onde todas as raças se encontram, negros, brancos, índios, mestiços…se torna a verdadeira miscigenação do mundo.

Seus aromas e sabores são encantadores. Um verdadeiro passeio gastronômico está à disposição. Bares e restaurantes encantam e permitem viajar pelos mais variados pratos da culinária internacional. A noite paulistana é um prato cheio para os amantes de boemia. Transpira musicalidade pelos bares e casas de shows…rock, MPB, jazz, samba, pagode…

A arte é algo para se dar valor. Pode ser dentro dos museus e até mesmo nos tradicionais artistas de rua que sobrevivem com seus chapéus e mãos estendidas. São Paulo é assim, da diversidade…da violência que cresce a cada dia…simples como um sorriso, misteriosa com uma lágrima, e as vezes, triste como uma dor. Talvez, só entenda de fato quando cruzar a Av. Ipiranga com a Av. São João…





Comments (20)

odeio são paulo eh um lixo

----------------------------------------------
http://calangoazedo.blogspot.com/
----------------------------------------------

Sou paulistana e amo São Paulo, aqui tem de tudo e "de todos" essa é a mágica da cidade

sou mineiro ,conheço são paulo realmente e bstante coisa para um turista vistar fikei lah 5 dias não visitei neim 10% dos luygares

http://blogdojoaoh.blogspot.com/

Acredito que São Paulo é uma das poucas cidades que eu conheço, com tanta diversidade, não só de culturas, mas como de pessoas.Onde há tanta diversidade não poderia existir senso comum, mas o fato dela ser um lixo, acredito que a expressão de uma opinião é relfexo de quem a emitiu.
Transmitimos o que somos, por isso, talvez agradeço a São Paulo por tudo o que ela me deu e por em quem ela me transformou.

Eu morei em Portugal e na Espanha. Mas não troco São Paulo por nada. Eu sentia falta da poluição, da bagunça organizada, da correria egocêntrica tipíca dos Paulistanos.
Sou soteropolitano de nascimento e paulistano decoração.

Custumam olhar só o lado negativo de São Paulo. Mas há muitos lugares a serem visitados, parques museus... Eu gosto de São Paulo, apesar de ter ido só uma vez, quando criança ainda.

http://blogmarianelobo.zip.net

Olá Ricardo!
Achei muito bonito o texto. Eu nunca me expressei sobre como me sinto ou o que penso sobre BH. Vou fazê-lo.
Eu, particularmente, tenho um preconceito com SP. É preconceito mesmo, feio e bobo. Mas garanto que ainda vou ter a chance de mudar de idéia...
Um BEijo;*

ah! Só para esclarecer: a teoria do palhaço não é minha. Li sobre ela há um bom tempo, mas infelizmente não consegui resgatar a fonte. Obrigada pela visita.

É tão dificil fala dessa cidade. Mas seu texto esta perfeito, São Paulo é assim mesmo, talvez por isso nos sentimos acolhidos e amados por ela.

São Paulo não pode parar...

Pq não tem lugar para estacionar!

Existem dois Brasis (Brasis?). Um que é o que conhecemos, o outro é a cidade de São Paulo.
São Paulo é uma cidade que parece mãe. Parece. Porque mãe jamais é cruel com o filho. E São Paulo sabe ser cruel com quem não a respeita. E não falo apenas da poluição, trânsito ou violência.
São Paulo recebe os ambiciosos, mas não tolera os pedantes. São Paulo convida para o jantar com a mesma naturalidade de quem lhe tolhe o prato de comida.
São Paulo deixa que se vá para todos os cantos, mesmo que se fique preso em suas ruas e avenidas.
São Paulo faz rir, chorar e pensar em seus palcos e telas. Diverte e constrange em bares, boates e inferninhos.
São Paulo ama a céu aberto, em praças, parques, avenidas, museus.
São Paulo tolera meninos com meninos, meninas com meninas e até meninas com meninos.
São Paulo tem 455 anos para contar. Mas será um eterno e instigante mistério para quem quiser ousar vivê-la.
Ainda bem.

Terra das oportunidaes o caralho!
Não tenho nada contra São paulo, fora o fato de que alguns conterraneos meus acham que lá é o melhor lugar do mundo e se fodem quando vão.


Bye

Nao conheço SP, mas gostaria de conhecer!

http://jokers.mimhospeda.com/

Minha mãe já morou lá, e ela disse q é muito barulho, muita correria, é bom para as pessoas aprenderem como é a vida. Mas é chato!


http://canalcereja.blogspot.com/

Bju :*

Sampa... sua magia não se explica! Confesso que já sonhei sair, buscar um lugar mais sossegado, mas quando começo a enumerar tudo que vou perder e que só Sampa tem... aiaiaiai! que medo que dá sair dessa mãe agitada que nos embala em qualquer que seja o tom e o ritmo da música!
Tenho que confessar: Sampa me fascina! É a vida que pulsa lá fora e no meu coração!

OI... obrigado por passar la no meu blog...

vc me pediu uma dica de templates... o meu achei neste site aqui. O melhor que ja encontrei sobre templates: http://btemplates.com


Sobre a postagem... num sei... SP é legal, mas sou meio caipira. Gosto de cidade pequena, apesar de viver quase sempre em grande metropoles...

http://palavrasdevaneios.blogspot.com

Este comentário foi removido pelo autor.

A cidade que mais amo... Morei alguns meses numa cidade pertinho e sentia muita falta dessa loucura desvairada. Por isso, sempre digo e disse lá no meu blog: a regra aqui é Ame-a ou Deixe-a. Eu a amo!
Belo Texto, Ricardo!
bjão

Belíssimo texto. Você conseguiu retirar a essência dessa cidade caótica e acolhedora, é isso mesmo! São Paulo a cidade de todos e de nenhum de nós.

abraço

Ricardo!!
Tem selo de presente para vc lá no Vida Bailarina! beijão

Ricardo que jeito sensível e sob medida para comentar sobre o show Banda Vega no CCSP em 21/03/09. Fiquei emocionada e feliz por todos eles. Bjs Sandra