Grito Escondido

Posted by Ricardo Cazarino | Posted on domingo, março 16, 2008

De longe suas linhas são imponentes. A cor amarela vibrante escorre pelas paredes e cria um contraste com o cinza da cidade que chora. O clima nublado com ecos de relâmpagos ao fundo não afasta alguns visitantes. As diferentes cores de verdes em um amplo jardim cercam e preservam parte da história. De perto, os olhos vão além. Depara-se com um patrimônio ferido, com medo. Erguido às margens do grito da independência, a Museu Paulista (Museu do Ipiranga) sofre com a falta de recurso, com a ação do vandalismo e agora grita por uma ajuda.

Os monumentos no parque da Independência sofrem calados e nada podem fazer. Leões, cavaleiros e soldados de bronze apanham na cara. Muitos já não estão mais com suas espadas erguidas ao céu. Outros, apenas seguram parte dos armamentos destruídos ou roubados. A bandeira brasileira que do alto do mastro vigiava a cidade, também foi levada.

Projetado pelo engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi e erguido no ano de 1890, o Museu, em sua parte interna é recortado por corredores, escadarias e amplas salas. Possui um acervo de mais de 125 mil unidades entre objetos e arquivos que registram a sociedade brasileira anterior ao século 20 com destaque para a história da cidade de São Paulo.

Os jardins, construídos me meados de 1909, reproduzem o projeto paisagístico inspirado nos jardins dos palácios franceses, como o charmoso palácio de Versailles. Décadas atrás o local era ponto de encontro da alta sociedade, entre árvores delicadamente moldadas pelo homem, flores e chafarizes centrais, o passeio em família era obrigatório. Em 1912 o criador do jardim, o inglês Archibald Forrest declaro: "Aos domingos e feriados, o passeio favorito do povo - italianos, negros, portugueses, alemães, paulistas e ingleses - é ir de carro da Praça da Sé até o Museu do Ipiranga. A viagem ocupa cerca de meia hora...”

O histórico grito “Independência ou Morte” pode ter hoje uma nova visão. A liberdade e o direito à preservação cultural de uma nação e o risco de morte e degradação desse patrimônio monumental.

Comments (21)

ESSE é só mais um exemplo de como não damos valor a nossa história (por que o passado de nosso país é nossa história). Moro em Brasília e vejo isso todo dia...todos aqueles monumentos aos poucos estão sofrendo perdas...são vitrais quebrados...rachaduras por todos lugares..o painel do teatro nacional ...arte pura ...é triste de ver...todo quebrado, enferrujado..sem menor proteção.

O comentário anterior tirou palavras da minha boca.
Estamos órfãos de monumentos que preservam a história no país. E os poucos que ainda têm estão em ligeira decadência. Triste isso.

É impressionante como "preservamos" nossa origem, história e, como "gastamos" nossos recursos... é mais interessante deixar "acabar" pra restaurar que manter em perfeito estado... pq restaurar dá ibope, se é que me entende... Muito bonita e sensível sua maneira de expor tamanha carência de nossa nação...

Grande abraço e ótima noite,
Henrique
Vai Vendo...
http://henryfelippe.blogspot.com/

Passando aqui novamente...
Comenta lá:

www.portalespetacular.zip.net

Abraços!

Realmente é muito absurdo tudo isso. É desrespeito a cada um de nós.

espero que algupem acorde e cuidem do nosso patrimônio... esse museu sempre foi lindo e um marco da nossa história

Blog muito bom, te espero no meu! :)

Beijos

Falta de valorização ao que é público e patrimônio nosso!!

Absurdo...

Abraço

http://umpacheco.blogspot.com/

Tem essas coisas triste, né? Sabe que 60% patrimônio do governo francês é em obra de arte, e os museos são levados com muito respeito. Essas atitudes só mostram pq o Brasil está onde está!

Fala camarada... passando pra deixar um abraço e desejar um Feliz dia do Blogueiro...

Grande dia...
Henrique
Vai Vendo...

É uma pena que o Museu do Ipiranga esteja sendo tão mal tratado...
O paulista não sabe o tamanho do presente que é ter um museu como esse como patrimônio.
Eu ao ir a esse museu, ainda que tenha perdido muito do que tinha.
Post muitooo bom!

bom blog.

www.locupletado.wordpress.com

Isso é um absurdo.
Aos poucos as autoridades vão deixando acabar com o pouco que nos resta da nossa "história".

Que forma linda e criativa de brincar com as palavras. O simples torna-se original.
Amei seu blog! Visitarei sempre.

Abraço

pois ééé...
estamos perdendo nossa história!!
apezar de não poder ver o tal museu, pke moro no RS, vejo isso todos os dias aqui aonde eu moro.
patrimônios da NOSSA história sendo destruídos por vândalos que não se importam sequer em preservar um pouco de nossa cultura.
na realidade, isso tinha de acabar e todos sabemos?
mas como?
ninguém faz nada, ninguém ve nada e ninguem sabe de nada...
de qqr forma nem daria..como saberiamos quem são essas pessoas que depredam o patrimônio social do nosso brasil??

éééé
mta gente infelizmente desvaloriza a história do país, acho ridiculo isso, amei mto seu post, amo ler sobre a história do país, detesto ver monumentos sendo quebrados, demolidos, estátuas sendo pichadas, arrancando e caindo parte (e ninguém pra consertar) mó raivaa
Valorizam mais á cultura americana, podis cre q siim
Pra tu ver, um amigo meu ama High School Musical, mas qndo eu falei do Zé Ramalho (eu tenho 15 anos e amo Ze Ramalho) e ele perguntou:"Quem é Ze Ramalho? Se for cantor de forró eu naum conheço naum" quase me suicidei qndo lii meu ¬¬
beijos
parabens

ACOOOOOOOOOOOOOOORDA, SÃO PAULO.
PELO AMOR DE DEUS, OUÇA O GRITO DESTE PATRIMÔNIO...
SERRA, KASSAB, LULA, SECRETARIA DA CULTURA, SECRETARIA DO TURISMO, SEGURANÇA PÚBLICA, POLÍCIA SEJA LÁ QUEM FOR.
FAÇAM ALGUMA COISA!!!
AJUDEM A POPULAÇÃO A AJUDAR ESTE MUSEU!

10% das pessoas cuidam do patrimonio publico! Isso é uma vergonha!

http://dihdusbeko.blogspot.com/

Realmente é triste como estamos deixando nossos patrimonios ao descaso

Isso prova o descaso do governo e até nosso mesmo com a nossa história, a pergunta é: Até quando?

eh triste mas tem gente q nao valoriza a historia, nem os monumentos q representam ela


http://terradafenix.blogspot.com/