Primeiro Passo...

Posted by Ricardo Cazarino | Posted on domingo, março 02, 2008


Por Ricardo Cazarino

Sábado pela manhã, logo nas primeiras horas do dia, o vento gelado com alguns respingos de garoa cortava a avenida mais paulistana da cidade. Calma e com pouco movimento, não parecia ser a mesma que nos deparamos ao longo da semana. Algumas pessoas nas calçadas podiam circular sem pressa, os poucos carros deixavam longe o barulho habitual. Beirando a avenida, um grupo de pessoas, com profissões e idades distintas, se reúne em uma pequena sala para debater sobre um gesto comum a todas: solidariedade e inclusão social.

Hoje o país está carente de solidariedade. Instituições voltadas para diferentes áreas fazem o trabalho não realizado por nossos governantes. A falta de apoio ao setor é séria e faz com que alguns grupos em prol da cidadania fechem suas portas. Outros se mantêm com recursos escassos e dependem da ajuda de patrocinadores.

Em benefício à população carente, jovens infratores, idosos, viciados em drogas, álcool e outras tantas atuam pelo terceiro setor. A reunião em questão analisou os futuros projetos da OCAS – Organização Civil de Ação Social, que tem por missão criar instrumentos de transformação com os quais essas pessoas em situação de rua possam se identificar e serem seus próprios agentes no resgate de uma vida digna.

Fundada há 6 anos com atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, um dos principais trabalhos realizados é a revista OCAS, um espaço com assuntos culturais, políticos e sociais. Com matérias escritas e produzidas por voluntários, elas são vendidas exclusivamente nas ruas por ex-moradores de ruas que atingiram um grau de independência social. Cadastrados e treinados eles vendem cada exemplar por R$ 3,00. Desse valor, R$ 2,00 ficam com o vendedor, o que promove uma autonomia financeira e vínculo com a ONG.

Hoje OCAS passa por uma fase de transformação e vai ampliar suas atuações atingindo um número maior de beneficiados. Para isso precisa do apoio dos voluntários e novos membros que se interessem pelo projeto. Apesar do término da reunião, há muito que se fazer ainda. Um passo a mais foi dado...outros, com certeza, serão. E você? O que acha de dedicar um pouco de seu tempo a terceiros? Uma vez por semana, por mês...não importa. O que vale e a capacidade de se dedicar ao próximo e ajudar manter a cidadania.

Mais informações : http://www.ocas.org.br/

Comments (33)

O mundo está precisando de muitas boas ações... Pois as más devastaram o mesmo.

O que me impressiona, camarada, é que vc trata esses assuntos com uma honestidade invejável - coisa que o poder público, que poderia muito colaborar, não faz.
Parabéns.

Vc convence com argumentos óbvios. E isso é muito mais difícil.
Valeu.

O mundo prescisa ser mais solidários e pensar no proximo,pois sempre estamos prescisando ajuda e temos que retribuir


bjs

Para começar gostei bastante do layout do seu blog.

E com toda certeza o que você falou é um fato muito verídico os governantes não estão nem ligando para Inclusão Social, para dar apoio à classe mais pobre, necessitada.

A única peça chave que restou para ajudar essa classe foram as ONGs como a OCAS que você citou. Apoio plenamente todos nós temos que nos unir para ajudar as pessoas que necessitam, contribuindo para ONGs como a OCAS entre outros.

Se tiver um tempo passa lá no meu blog...

www.pensamentosinsolitos.blogspot.com

Abraço

MASSA, RICARDO. BOM TE CONHECER MAIS PELAS SUAS PALAVRAS..
ABRAÇÃO, MEU REI!

Ninguém deixa de olhar pro próprio umbrigo. Estaos realmente precisando de gente solidária. Aqui em Brasília tem uma ONG que eu acho muito interessante; a Gente Nova. Trabalho muito interessante.

cara o povo tem q criar consciencia,pq do jeito q tah num dah pra continuar!
flw um abraço

Solidariedade é tudo! A chave para um equilíbrio!
Abração!

Já comentado e apreciado.
Parabéns mais uma vez.

Se todo mundo tirasse alguns minutos do dia para pensar no próximo as coisas estariam em uma situaçao bem melhor....

Ótima informação, realmente é importante ajudar aos outros e gostei da idéia de o vendedor ganhar algo com isso, pois assim o esforço é maior.

Precisamos de mais OCAS ou até meesmo pessoas que ajudem o proximo, não basta esperar que o governo faça tudo cabe a nós fazer-mos nossa parte também.

cara..se todos fossem igual a vc..que ajuda de alguma maneira publicando seu blog..teriamos mais amor..paz..solidariedade e boas ações no mundo.

parabens!

Eu acho importante levartamos essa bandeira para ajudar os que precisam...

Nós, sem dizer os políticos temos que mover ações para ajudar com os que precisam realmente de algo...

Falta o povo deixar de ser egoísta e começar a olhar os outros a sua volta.

parabéns pelo blog...


http://endlessblackhole.blogspot.com/

Legal vc divulgar o trabalho da ONG, o foda aqui no brasil que esses tipos de obras sociais são pouco divulgadas. ;P

Parceiro, amigo... não leve a mal meu comentário, mas nome do seu blog parece coisa de cristão protestante ( Palavras sem Fronteira ). Os seus textos não merecem esse título

Este comentário foi removido pelo autor.

Seu post me inspirou,melhor,me relembrou de um plano antigo que por não saber como fazer acabei parando.Ser voluntária.Eu na verdade não sei como...mas quero de verdade.Sou do Rio,se tiver uma orientãção de como fazer isso,deixe no meu blog,eu ia fazer visita ao hospital da minha cidade,mas a prefeita demoliu :/

Oi!
Muito bom seus textos Ricardo
Já esta em meu favoritos

Bru

se alguém ficou tentado a aderir ao Projeto Ocas, entre no site e veja como pode colaborar: www.ocas.org.br

É notável a necessidade de energias serem direcionadas para ações sociais e, que tenhamos a plena coinciência: Nossos Governantes não farão nada que não reverta em favorecimento. Fato!

Parabéns pela simplicidade e objetividade do texto, pena que os responsáveis por muito, não acabam lendo tal conteúdo.

Visitarei mais vezes...

Abraços...

Henrique
Vai Vendo...
http://henryfelippe.blogspot.com/

muito o texto...
bem interessante msmo

parabens

c kiser pasa nu meu

http://ehtudoloco.blogspot.com

e

http://losfanfaroes.blogspot.com

Hummm
Ajudar é realmente muito importante. Uma pena termos um governo tão pouco comprometido com a sociedade. Mas acredito que se cada um fizer um pouco pelo outro, o mundo ficará bem melhor.
Eu quero participar, é só me levar que eu vou :D

Belas palavras cara...
Solidariedade é o que tá faltando!

Veio, vou ler depois com mais calma. Passei para deixar registrado, e logo voltarei com um comentário sobre o texto.

abs

É fascinante a forma como você fala da cidade de São Paulo e das coisas boas (que são inúmeras) que a cidade tem.
Parabéns!

É bom colocar a mão na massa e ajudar os outros...
Não podemos só discutir, mas levantar os nossos bumbuns das cadeiras e ir a ação!
Muito boa a iniciativa

Sem sombra de dúvida, é preciso de pessoas mais solidárias não dar pra esperar a boa ação dos políticos.


Parabéns pelos textos!

Posso te linkar no meu blog?

http://recantodeyeda.blogspot.com/

Acho que o mundo inteiro precisa de ações assim!

abraço

solidariedade e inclusão social.

Realmente o seu texto tem total razão, como falaram ai.. o Povo tem que criar consciencia pq do geito que ta.. cara, so ta indo pra pior..

vamus dizer, melhora 5 coisas mais piora 20..

Até+

é que alguém tem que fazer algo, já que quem efetivamente deveria fazer não faz... então façamos cada um nossa pequena parte que eu acho que já ajuda bastante...

parabéns pelo blog =) e obrigada pela visita ao meu =D


=**

Este comentário foi removido pelo autor.

Sempre achei OCAS um projeto legal, gostei de saber que você está fazendo parte.

Numa cidade grande como essa e outras, muitas pessoas têm que gastar quase todo o tempo da vida trabalhando (e o que resta descansando o que podem) para sobreviver (algumas vezes de forma mambembe - sem tempo para si, familia e amigos) no panorama das grandes cidades.

E neste cenário é difícil ter tempo para um hobbie, mesmo dormir algumas horas a mais e levar aquela vida de comercial de tv.
(aqueles de suco diet no jardim)


Isso gera um egoísmo com o outro, muitas vezes involuntário, que é necessário para a manutenão de uma certa qualidade da própria vida:

Ter tempo!
(um pouco mais pelo menos)

É por isso que eu acho louvável as pessoas que se desdobram em 3 ou 4 e fazem tempo para se dedicar à mais do que a própria existência exige: criam clubes, hobbies, moda (pois para pensar em moda, e pensar em um jeito de lidar com o bonito de "cuidar de si" e do supérfluo, tudo mais já está bem), clâs (grupos) de qualquer atividade, fazem um blog como este ou como tantos outros blogs dirigidos à leitores que não o próprio autor, criam ONGS, empresas (empreitadas) para lutar por uma causa.

Eu era ativista do Greenpeace.

Tive que parar por causa da agenda lotada, as demandas da vida e questões de saude.

um dia volto se puder, e se quiser (porquê fazer sem vontade não diz nada)

Mas ainda me encanta, é uma das coisas que nos define como especiais.


E também gosto muito da Avenida Paulista vazia com aquela garoinha tão legal. Por isso tinha comprado minha primeira casa la perto. eheh

Andy