Bossa Desafinada

Posted by Ricardo Cazarino | Posted on domingo, agosto 31, 2008

“Eu também tive um sonho
Um sonho brasileiro
Numa roda de samba
Marti Luther King tocava pandeiro

E Sebastião cantava junto
Dona Conceição preparava a feijoada
Batucada esperta chacoalhava o mundo
...” **

Para quatro amigos unidos pela música o sonho era deixar as paisagens e bares das noites cariocas para se apresentar no show no Carnegie Hall, em Nova York, no início da década de 60, quando um novo estilo musical começava a atingir a mundo, a bossa nova.

Em “Os Desafinados”, filme de Walter Lima Jr, lançado semana passada nos cinemas, a trilha sonora releva a belas composições que marcaram época e deram origem ao quarteto Os Desafinados. Em Nova York os jovens da bossa tentam seguir carreira onde conhecem a cantora brasileira Glória Baker. Os rumos começam a mudar junto com as novas e secretas paixões.

Com cenas que mesclam passado e presente, lembranças e emoções, a história traz também como pano de fundo o triste cenário da ditadura militar que atingiu os países da América do Sul. No Brasil, a censura calou vozes, pensamentos e artistas. Em apresentações por Buenos Aires, o quarteto enfrentou a primeira perda.

Os Desafinados faz um passeio pela história do país…da glória e magia da Bossa Nova para a vergonhosa ditadura dos anos 60 e 70. Fazem parte do elenco Rodrigo Santoro, Cláudia Abreu, Selton Mello, Jair Oliveira e Ângelo Paes Leme.



**
Eu também tive um sonho
Jair Oliveira
Composição: Jair Oliveira

Comments (8)

Depois que todo mundo falou das Olimpíadas, e o assunto finalmente ter se esgotado, agora é hora de passarmos dias e meses falando dos 50 anos da Bossa Nova (até nos irritarmos quando alguém falar que comprou uma CALÇA NOVA, só pela palavra NOVA).
Mas, independente da saturação do assunto, é um filme que, por si só, chama a atenção, desperta a curiosidade e com certeza vai fazer muita gente que não viveu esta época onde a música brasileira viveu um dos seus momentos mais ricos conhecer um pouco mais deste universo que misturava um pouco de magia, sonho, esperança e vontade de viver num Brasil mais digno.

vou me informar certinho para assistir ese filme! valeu pela dica!!

www.paulabarreto.zip.net

www.taoiguaisetaodiferentes.blogspot.com

Adorei teu blog!
posso colocar em meus favoritos?
passarei sempre aqui ok!?

um abraço!

não é cobrança, mas se isto ajudar...

http://artepoiesis.blogspot.com/

copiar, colar e é certeza que entra!

Olá Ricardo, cultura sempre faz bem pra alma e consequentemente para a saúde!Fico feliz em saber que visita meu blog e melhor: que gosta dos posts!Não conhecia o seu, agora entrei, gostei e vou visitar sempre! E claro vou seguir a dica do Filme!Também te linkei, ok Bjo

Ah, a revista Com Tato tem versão eletrônica? bjo

Oiee, acabei de ver seu comentário. É, viu como sou doidinha..haha
então, eu sempre li livros no ônibus, sabe. é uma maneira de aproveitar o tempo, mas tá difícil. eu tô achando que é o meu trabalho, eu leio demais aqui e leio depois revista, jornal.. acho que to meio cansada..rs
mas, vou me esforçar. vou tentar fazer isso que vc disse, ler em um lugar calmo. ainda nem consegui ler o livro que vc me deu de aniversário. snif... parece ótimo!

Cadê a atualização deste blog? rs
Brincadeirinha!! Gostei do post!
Parabéns! Beijos