E Agora Drummond ?

Posted by Ricardo Cazarino | Posted on segunda-feira, agosto 25, 2008

Sentado de costas para o mar ele chama a atenção de quem passa. Pela brisa que traz a areia aos seus pés sente a luz escaldante dos raios do sol se apagarem para dar lugar ao luar. O tempo é seu destino. A escuridão da noite não traz medo. Alguns raios de fleches das indiscretas máquinas não o atrapalham. Ali parado como uma estátua é alvo de curiosos. Alguns mais ousados trocam confidencias, outros batem papo como se fossem velhos amigos. Poeta, escritor, cronista e tradutor brasileiro Carlos Drummd de Andrade dispensa apresentações. Seu legado o torna sempre vivo.

"Existem muitos motivos para não se amar uma pessoa, mas apenas um para amá-la." Drummond é sutil e firme em suas palavras. A estátua feita de bronze, em tamaho natural, colocada em um dos bancos do calçadão da praia de Copacana chora de tristeza pelos constantes atos de vandalismo. Seu coração vivo e maciço pulsa de desgosto.

Pela quinta vez seus óculos, peça característica do poeta, foi recolocada. Até quando elas darão luz aos profundos olhos….não ouso responder. Em alguma década do passado, o local era passeio do poeta….pelas calçadas muitas palavras foram jogadas ao vento. O mar é testumunha de seus pensamentos. No banco apenas uma frase: “No mar estava escrito uma cidade”.

"O problema não é inventar. É ser inventado hora após hora e nunca ficar pronta nossa edição convincente." Ao contrário dos bandos que insistem em promover a destruição de um símbolo nacional, Drummod traduz a visão de um brasileiro comprometido com a realidade social.

"Eu nunca tive pretensões a nada na vida, nunca pretendi ser rico ou poderoso e nem mesmo feliz. Na medida do possível, acho que vivi uma vida tranqüila. Posso ter errado muitas vezes, mas valeu a pena. Foi bom."

Comments (17)

Muito bom...

Pelo que entendi, vc está dizendo sobre os vandalos que acabam com as estatuas das praças. É realmente horrível isso, principalmente de um pensador como Drummond. É um povo sem cultura mesmo e isso continuará. Eles acham que sãos os bons, mas cuidados...

Cultura... a gente vê por aq!
;)



---
Acesse:
http://palavrassemisoltas.blogspot.com/

Grande Drummond, e belo texto! :)

Nossa... muito bom o seu texto. Eu já tinha ouvido falar que tinham roubado os oculos da estatua. mas eu acho que estava na 3 vez... roubaram de novo por esses dias?

Eu ja fui no Rio uma vez mas fiquei só umas 4 horas, nao conheci nada. mas esse monumento é um lugar que eu gostaria de conhecer e sentar do lado dele (se puder sentar...)

topa fazer parceria?

http://franciskolwisk.blogspot.com/

Muito bom mesmo .. o seu texto ..

é incrivel como não se valoriza oq que temos de melhor..

abç..

mto bom o texto
parabens

abraços
http://blogaragem.blogspot.com

E agora Drummond?
[adorei esse título..^^]
Essa é realmente a pergunta a se fazer. E agora?
Mais um ato de vandalismo..mais dinheiro gasto na reposição de novos óculos. Sem eles nosso caro Drummond não pode ficar.
Enfim...Com óculos ou sem eles..e até mesmo sem estátua, a figura do nobre Carlos Drummond já está imortalizada no coração do Brasil.

Parabéns pelo texto.
Mais uma vez..magnífico!!

Grande abraço!

Aqueles que não cuidam de seu patrimonio público-histórico, não terão história para contar.


RUBENS CORREIA
www.blogdorubinho.cjb.net

Tá de parabéns com o belo texto!

"O problema não é inventar. É ser inventado hora após hora e nunca ficar pronta nossa edição convincente."

Adoreii essa parte :)
beijos!

É impressionante, não?
Carlos Drummond de Andrade é um símbolo da cultura nacional.
Mais que respeito, ele deveria receber reverências de todo mundo que por sua imagem passa.
Vândalos existem em qualquer lugar, a gente sabe.
Mas a melhor parte, sem dúvida alguma, é que sempre vai ter alguém colocando óculos quando lhe for roubado, restaurando seus braços quando forem arrancados ou feridos, e dando-lhe um banho digno quando tintas colorirem seu corpo duro como pedra.
Sem dúvida, esta é parte boa... Tem gente que preserva o símbolo, porque sabe o quanto importante foi. E porque é considerado "imortal".

eu simplesmente pago pau pra drummond. Aqui na minha cidade tem muiiiitas estátuas de poetas, infelizmente todas estão se acabando... é foda ninguém dá valor à cultura mais =/
é uma questão de respeito, de educação.
Muito bom o blog, parabéns:)

Richard, o texto está excelente! Sensível, inspirador. Adorei. Parabéns. Gostei muito da última frase do Drummond, eu não conhecia. beijos.

Nossa Roubaram de novo?
lol
Esse Rio de Janeiro anda Terrível!

Drummmond é uma coisa deliciosa. O moderno na literatura tem traços e versos livres dele e isso é fantástico. O Rio tem várias delicadezas espalhadas e Drummond é uma dessas delicadezas, que às vezes também sofre com o vandalismo. O problema é de educação, da miséria e da política que temos hoje. E toda delicadeza que se preza sofre da sua fragilidade.

Drummond é incrivel, acho que precisamos valorizar mais nossa cultura e nossos artistas

Abraço

Nossa que delícia ler seu texto...
Belas palavras...a reflexão é triste mas é a realidade!!!!
Gostei do blog...irei passar mais vezes pr aqui!!!
Abçs