A Cara de São Paulo

Posted by Ricardo Cazarino | Posted on quinta-feira, janeiro 24, 2008

Por Ricardo Cazarino

Na cinza e caótica cidade de São Paulo, uma onda enraizada em pleno centro velho, surge e ultrapassa as fronteiras dos arranha-céus, invade as avenidas e janelas e se expande no horizonte sem piedade. Diante dos olhos, é preciso paciência. As curvas delicadas e pesadas dão um ar de soberania. Considerado um marco da modernização paulistana nos anos 60, o edifício Copan representa um resumo da diversidade da cidade. Ele abriga cerca de 5 mil pessoas das mais variadas classes sociais, sexo, cor, raça e origem.

Ontem
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1951 e localizado no coração da cidade, o Copan é a abreviação do nome da Companhia Panmericana de Hotéis e Turismo. Inicialmente a obra seria um centro urbanístico do modelo do Rockfeller Center de Nova York, com apartamentos, salões, lojas, cinema, teatro e jardins.

A obra teve início no ano de 1952 e foi concluída apenas em 1966. Nos anos 70, o edifício passou por uma fase de degradação violenta, a mesma que provocou a degradação do centro histórico.

Há 40 anos no Copan, o síndico Affonso Celso Prazeres, chamado de “prefeito” pelos condôminos, luta desde 1993 para revitalizar e manter o local como um verdadeiro monumento faraônico.

Hoje
Desde 2001, o maior prédio residencial da América Latina, passa por reformas ousadas e caras. Uma que ainda não saiu do papel é a criação de um observatório na cobertura, com acesso por um elevador panorâmico, permitindo uma vista particular de São Paulo. As reformas do Copan é um fator fundamental para o centro esquecido da capital e devolverá a cidade os requintes de décadas passadas.

Curiosidade
O formato em onda que deu um glamour especial a cidade, não foi propositalmente, mas sim uma solução para a topografia local, que não permitia a construção em linha reta; Cerca de 3 toneladas de lixo são recolhidos por dia.

Copan na matemática:
1160 apartamentos, igreja, 1 fast-food chinês, 4 restaurantes, 1 lavanderia, 1 lanchonete, 10 relojoaria, 1 cafés, 1 vídeo locadora, 5 telefones públicos, 1 agência de turismo, 1 papelaria, 1 despachante, 300 vagas na garagem, 6 blocos residenciais.

Comments (63)

ñ..moro..e ñ..conheço..São PAulo..mas...é..sempre bom..saber..um pouco..do...lugar onde se mora......vlw!

Realmente um obra impactante até hoje. Fico imaginando o que as civilizações futuras pensarão quando toparem com colossos como esse pelas ruínas...
Abraços!

Aqui na minha cidade,
o pessoal medíocre
quis embargar
uma obra do Oscar.

É um prédio belíssimo, que merece sim ser restaurado e mantido!


o/

que é um belo predio isso é incontestavel...
a estrutura impressiona, e com certeza é um dos principais cartao postai de sampa

Um dos melhores prédios e belos de São Paulo, lembra algo espacial, espero que nossa geração saiba cuidar desse patrimonio.
Abração!

Morei em São Paulo.
Seu visual é caótico e só moraria lá se não tivesse escolha.
Se eu tivesse algum dinheiro poderia passear por lá.

Você me fez lembra da história do edificio Joelma que pegou fogo...

http://rafaelportillo.blogspot.com/

Cara, que bom que vi esse post, faz um tempo que eu tava tentando lembrar o nome desse prédio, cara muito bom o post! Parabéns.

Muito doido!
Não conheço, só por tv, mas tb não sabia a grandiosidade do monumento, que merece sim ser revitalizado, pq é um ícone de São Paulo e da América! E só poderia ser criação do gênio da arquitetura! Falando nisso, vc já viu o documentário sobre a vida do Oscar? Se não viu, tá perdendo! É muito bom.
"Oscar Niemeyer: A vida é um sopro"

http://umpacheco.blogspot.com/
Abraço

Só por causa da comu...

Eu aqui... onde não sou bem vinda...

uahsuahsu

beijOO Keridinho!!

uhsuahs

bom o copan sempre me causou confusões mentais rsrsrs qdo pequena ficava pensando pq ele era torto? depois achei q era uma frescura ficar projetando prédios assim em uma cidade que não dá nem pra se mexer direito, depois nem ligava pra ele q fikasse em ruinas que não ia me fazer falta...
Agora sei q foi por causa do terreno q o prédio é ondulado e que entre mtos aranha-céus ele é q mtas vezes marca sampa, aasim como o masp,a praça da Sé, o museu e o monumento do ipiranga e vários outros...

Bom falei d+, mas qdo se trata de sampa ahhh rsrsrs

Meu Deus! Dá para a pessoa nascer, crescer e morrer sem ter que sair de dentro desse prédio.

Sobre um certo comment de uma certa Maiara: o pessoal medíocre a quem ela se refere é a associação de moradores do bairro em que a obra será construída. Eles apenas querem que se gaste menos dinheiro e que o projeto utilize menos concreto, já que vai ser um parque público. Detesto esse povo muito revoltadinho...

Enfim, bacana o texto!

___________________________________
TemPraQuemQuer <<< Entra!

Parabéns p/ Sampa, um dia hei de conhecer-lá.

Pois é neh...

to me acostumando com vc...

sabe ngm gosta de mim de cara....

sempreee demora pras pessoas irem descobrindo ki esse meu jeito revooooltado de ser... meio mandão, meio egoísta, meio etc, etc, etc, é na verdade um jeito bem divertido de se ir conhecendo e sei lá...

goste kem gostar...


to feliz de qlker jeito!!


beijO

por incrível ki pareça...

ela já viuu....
ela não...

kuase tdos os meus 12 professoress!!

=]]

eles gostam...

=]

uma das minhas professoras msmo já pegou um textou meu pra dar aula em outras escolas...

neum se o motivo...

ms aki...

tdo mundoo gosta "de eu" doidaa assim msmoo...

=D


beijoo

Não tenho nem muito o que comentar, pois não conheço Sampa.

www.guiadesites.com

Oi, eu por aqui novamente rsrsrs.

Tu me perguntou lá no blpg se eu penso em publicar o q escrevo. Bom não vou falar que nunca pensei nisso, mas seria dar a cara a tapas heim. Quem sabe um dia...nem tão distante...

bjos.

não moro em são paulo, na verdade, sou habitante de hellcife. A nova obra de Niemeyer aqui é uma praça, o projeto é bonito, já o nome... Já que tu se interessa por esse tipo de assunto, dá uma olhada no projeto do parque 'Dona Lindu' (diga-se de passagem que dona lindu é o nome da mãe do nosso excelentíssimo presidente.. curioso!
Enfim, amei saber desse monumento, não conhecia! E gostei ainda mais da curiosidade que ele tem essa forma por um problema, não por opção! Parabéns pelo blog!
Eu comecei um blog agora, para falar de cinema, se te interessar, depois dá uma passada lá! :D

eu não tinha ouvido falar desse prédio

Gente, é enorme! Eu adoro as obras de Niemeyer. Bem longa essa obra, fiquei até assustada! Muito legal a natureza contribuindo na arquitetura, o formato em onda dá o diferencial. Assista o filme sim, e depois me diz o que achou, okay? Beijo.

realmente interessante isso
mais nossa to cansado de predio e apartamento
hehe morro em um mais aqui podia ter um fast food chines uma lavanderia e uma video locadora no predio msm mais nao tem rsrsr
excelente blog

qualquer coisa visite o meu
http://sussegodorex.blogspot.com/

Olá!!
Tudo bom?
Moro em Bragança Paulista, interior de SP e até que freqüento São Paulo, mas creio que nunca passei perto dessa beleza...

Também sou Jornalista, ou melhor, estudante de Jornalismo, 2º ano. Se puder, passe no meu blog!! Mas já adianto que ele não é um blog profissional e sim pessoal, às vezes tento levar matérias construtivas p/ lá, mas nem sempre, confesso rs.

Abraços...

confesso que desconhecia sobre a topografia ter influenciado na sua "modelagem".
Parabéns pelo post, rico em informações! Gostei!
Abraço

Poxa cara, muito legal. Moro em SP e sempre achei interessante o Copan mas nunca soube de tudo isso.

Blog muito bom, ta ded parabens!

Muito bom o seu Blog!Ricardo!!!
Gostei mesmo! E sobre o copan, não temos muito o que dizer afinal foi Oscar Niemeyer o criador deste (como você disse no Post) Marco da modernização Paulistana!!!!
Muito bom, com certeza voltarei mais vezes!

"Quando o olhar ao seu redor e o olhar para dentro de você lhe trouxer desânimo, Experimente olhar para cima!
Jesus te Ama!!!

Leia: Salmo 121
Fique com Deus!!!
Abçs!

Nada melhor do que ler um pouco sobre um marco da cidade mais polêmica do país.
Alguns a amam,outros odeiam,mas ignorar seus atributos é impossível!!!!
Bjsssss!!!!!
http://www.forazulcielo.blogspot.com/

deve ser mto grande esse prédio mesmo...qdo eu for em são paulo kero ver esse prédio, mas antes de ir tenho q comprar uma máscara...rsrsrsrs

a maior estrtura de concreto do país, na maior cidade. Tudo a ver!

Quando meu pai morreu morei na favela do Copan durante 2 meses...
Pode ser um cartão postal de SP.
E um belíssimo trabalho de arquitetura do mestre Niemeyer...
Hoje é um símbolo da decadência e descaso das autoridades de SP.



[]s L.Sakssida

Seu post é esclarecedor... E deve ser impressionante morar num lugar com esse tanto de apartamentos... deve ser muito bom, pois todo dia se conhece muitas pessoas novas.

Abraço

Esse é um dos prédios mais "exóticos" que eu já vi. O formato me lembra aquelas batatas onduladas. Very Nice Porreta!

Belíssimo!
e deve ser mantido sempre, porque São Paulo é tudo de bom, cidade da garoa, do céu azul, de todas as tribos, cores, de todas misturas, do céu acinzentado, a cidade que não dorme nuunca.
E precisa dessas obras para a representar! Ainda mais do Oscar Niemeyer, pessoa admirável =]

no niver de São Paulo conhecer um pouco do prédio criado por Oscar Niemeyer através de um texto como seu, foi um presente

obrigada

beijos!

Não moro em São Paulo e nunca tive a oportunidade de visitar a maior metrópole do Brasil. No entanto, não escondo o fascínio que a cidade desperta em todos, independentemente de sexo, cor ou condição social. O edifício Copan faz parte dessa história. Parabéns pelo post e tudo de bom pra ti...

Amei seus textos!!! O da Cidade de São Paulo, o da Ditadura, Elis Regina... acredite, esses são temas que me chamam atenção por demais! Parabéns!!!
Apareça sempre em meu blog!
Beijo

cara, meu sonho é, quando voltar pra sp, morar no COPAN.

teu trabalho parce com o meu, vamos trocar links?

http://sinopseinacabada.blogspot.com/

passa por lá e diga o que acha.

já te linkei. abraço

É uma verdadeira mini-cidade, e uma obra extremamente marcante[Sendo projetada pelo Niemayer, não teria como não ser]

É uma grande pena que ela esteja degradada, pois parece ser um ótimo lugar.

Esperemos que as autoridades tomem alguma providência quanto a isso.

Abraço

http://espadadotemplario.blogspot.com/

Pôxa, infelizmente não conheço São Paulo, quanto mais o Copan, mas valeu pelas informações no mínimo curiosas!

Olá...
Eu conheço o Copan, resistiu na decadencia do Centro.
Existem alguns pontos de resitencia no que restou do velho Centro de Sampa, um deles sem dúvida é o Edificio Copan, arquitetura e com pessoas ecléticas...
Abraços
Everaldo Ygor

http://outrasandancas.blogspot.com/

mto bom o texto da "caótica cidade de São Paulo"... bom mesmo...
www.paz-e-humor.blogspot.com

Ah, um post que dá vontade de voltar para São Paulo! Um prédio marcante, realmente.

beijos

muitoo boomm seu blog meus parabens ó nota 10
::::VLW::::

Palavras sem Fronteiras tbm é história!

muito legal o seu blog muito 10 reportagens muito legais e completas sem duvida um otimo jornalista

www.escuraclaridao.blogspot.com

abraço

Este comentário foi removido pelo autor.

Com certeza o Copam é um marco na história urbanística de São Paulo. Sua grandiosidade e curvas fogem das linhas retas tão iguais na paisagem paulistana.

Gostei muito dessa matéria. Nos revelou detalhes desse prédio que é uma verdadeira cidade, mas que muitas vezes passa despercebido aos nossos olhos diante do corre corre do dia-a-dia.

Parabéns! O Blog está muito bom. E tá ficando famoso heim, cheio de visitas...
hehehe

Eita Copan velho de guerra!

Fala sério, nossa cidade é foda né?

Gostei muito do teu post e da tua pesquisa para publicá-lo!

ABraços paulistanos, meu!

ainda conhecerei Sampa.
Estação da luz museu da língua portuguesa.

Oscar N. é sempre bem-vindo. Invariavelmente talentoso, criativo, além do próprio tempo que vive e viveu.
Mas fica uma pergunta: quem bancou a obra?

Primeiramente obrigada pelo belíssimo coment em meu blog..
e segundamente.. tah muito vom mesmo o seu... E ainda naum tive a oportunidade de conheçer São Paulo naum..
hehehe..

beiju!

Linda arquitetura!
Um dia ainda apareço aí.
parabéns são Paulo.

O blog é show de Bola, conteúdo exemplar.

Abraço!

Olá!

Sobre o formato do Copan, em duas curvas, eu ouvi Oscar Niemeyer dizendo em uma entrevista para um canal de tevê que a forma em ésse ( S ) é uma inspiração singular. Ele quis dar a noção de uma bandeira tremulando.

Abraço.

eu realmente gosto de seu blog tb
vc sera semrpe bemvindo no meu
=]

www.meusquadrinhos.blogspot.com
grande abraço

shauauhsuah, da pra nasce e morre lá, deve ser mtu grande O_O

bY : Wsong

Parabens, Sampa!

De curvas, concreto e garoa!

Vixee!!!

vai acontecer um dilúvioo!!

ele tá gostando de alguma coisa em meu blog!!

ushauhsua

=DD

ki bom ki gostou!!!


beijOO

Bom...
Axo mtaa coisaa..

Ms agora to atrasaaada pra um compromisso...

prometo ki amanha volto aki =]

beijO

eu vou fugir pra sumpaulo num caminhão de manga!

nossa eu queria ter 60 comentários no meu blog, q/uem vc matou pra conseguir isso..


eu quase morei no copan



amor e medo

e as pessoas continuam a serem engolidas pela selva de pedras [concrete jungle]...
infelizmente..
o verde se perde!

abraço, cara

aprendi mais uma: essa do formato devido à topografia do local!

São Paulo é cheio de prédios com histórias fantásticas e muita coisa interessante. Infelizmente, poucas pessoas se dispõem a contar esses fatos.