Pátria Amada ?

Posted by Ricardo Cazarino | Posted on domingo, janeiro 27, 2008

Por Ricardo Cazarino


“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas... De um povo heróico o brado retumbante,... E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,... Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade... Conseguimos conquistar com braço forte,Em teu seio, ó Liberdade,... Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada,... Idolatrada,... Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido... De amor e de esperança à terra desce,... Se em teu formoso céu risonho e límpido... À imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,... És belo, és forte, impávido colosso,... E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada... Entre outras mil,.. És tu, Brasil,... Ó Pátria amada... Dos filhos deste solo és mãe gentil... Pátria amada,Brasil ! ...”

Na típica virada do tempo da capital, o vento gelado chega junto com o cair na tarde. Na praça mal tratada pela cidade atrás do Fórum, algumas plantas tentam sobreviver em meio ao lixo despejado sem dó. Poucas pessoas passam pelo local. Quando passam, as pernas parecem correr para longe. Os olhares desconfiados buscam uma direção segura. Em meio à solidão, Brígido Sousa Lima, de 54 anos, se acomoda na beira de um canteiro. A cabeça abaixada entre as pernas forma uma barreira contra o vento e a poeira.

Com um rosto desconfiado mais com um ar de curiosidade, veste sandálias velhas presas por um barbante negro, uma calça social marrom desbotada com uma camisa de malha azul e cinza encoberta por uma jaqueta aberta escuro. O gorro preto da cabeça complementa a atual vestimenta. A pele negra com a barba feita e os olhos escuros não deixa que a idade seja percebida facilmente. Uma sacola velha de mercado é mantida entre os pés.

Há dias dorme, ou descansa um pouco como prefere dizer, em frente à galeria Pagé, bem no coração do consumo ilegal. “Daqui a pouco vou pra lá. Tem dias que arranjo um cobertor, mas quando não tem, fico sem mesmo. Mas aqui na rua a gente não pode dormir não. Tem “nego” que leva tudo, até matar os caras que tão dormindo”.

Pai de três filhos e casado, Brígido nasceu em Itabunas na Bahia onde morou até os 28 anos. Como a maioria dos moradores em situação de rua, não tinha um trabalho formal. “Quando a situação começou a ficar ruim e como estava desempregado, vim para São Paulo porque tinha a esperança de ter uma vida melhor, mas agora consigo no máximo de R$ 5,00 a R$ 10,00 por dia. Tem dias que ta fraco, hoje só consegui R$3,00.”

Sem contato com a família há 20 anos, não tem vontade de voltar pra casa sem as condições melhores que tanto buscava. Sem oportunidade de arranjar um emprego digno, vivia de trabalhos temporários. Hoje, apenas bicos. “Já fiz muita coisa nessa vida... martaleiro e vendedor de coco até a prefeitura da Marta Suplicy roubar minha barraca. Agora cato latinhas e papelão pelas ruas. Levo tudo nas costas mesmo. Não tenho carroça”. Com uma aparência mais calma deixa escapar o primeiro sorriso ao falar de seu principal inimigo, a fome: “já passei 3 dias sem comer, mas não morri, to vivo!”

Sem a companhia da garrafa com álcool e com plena consciência de sua situação o papo começa a ganhar intimidade ao mesmo tempo em que o vento seco insiste em atrapalhar a conversa. “Não tomo álcool, não fumo droga, maconha e nem como pimenta, nada disso.” Já descontraído, muda de assunto e deixa escapar seu maior sonho, de ser compositor e cantor. A voz rouca e com ritmo musical deixa o tempo passar ao som de seu samba de rua : “Olha o rapa, olha o rapa aí...O rapa ta levando todo o meu trabalho....minha carroça, meu papelão...olha o rapa aí...” A inocente letra revelou sua realidade crua e nua. Um protesto musical pela condição em que vive foi a melhor forma que encontrou para seu protesto particular. “Música é comigo mesmo, pode perguntar, o que você quer ouvir?”

O samba poderia durar a noite toda, era só chamar uns amigos, armar um churrasquinho e umas mulatas para pode estremecer a Praça da Sé. Poderia... Mas um detalhe chama a atenção. Em meio às melodias, Brígido exclama com orgulho: “eu sei o hino nacional, o hino da bandeira e todos os hinos nacionais. Aprendi quando fiz exército ainda nos meus 19 anos e nunca mais esqueci. Todos os brasileiros deveriam saber o hino de seu país. Tem muito engravatado que não conhece; uma vergonha!”. O hino nacional é cantado por completo, com as pausas e o fôlego na medida certa. Uma platéia poderia se formar a qualquer instante. “...terra adorada... Entre outras mil,... És tu, Brasil,... Ó Pátria amada!... Dos filhos deste solo és mãe gentil... Pátria amada,... Brasil ! . Pelotão sentido!”, o sorriso nos lábios e uma suava gargalha completava a tarde de solidão do morador de rua.

A imagem do senhor carente por uma boa conversa permite uma aproximação ainda maior. As mãos gastas pelo trabalho pesado retiram do bolso da blusa uma velha carteira robusta com papéis caindo pelas laterais. Em meio a eles um recente documento é passado de mão. Datado de 04 de agosto de 2006, o pequeno pedaço de papel esverdeado registra o atestado que o cidadão NÃO possui antecedentes criminais e nem passagem pela polícia. “Quando o cara tem crime nas costas, tem o dedão aqui (verso no papel), senão fica em branco. Eu não devo nada a justiça.”

Além das melodias com crítica a sociedade, Brígido confessa que não acompanha os principais acontecimentos nacionais porque não tem a oportunidade de assistir uma televisão e ler um jornal todo dia. No entanto, afirma que não deixa de exercer seu papel de cidadão: “Eu voto sabendo que esses políticos não vão fazer nada. É só na hora pra conseguir votos que ficam falando que vão fazer isso e aquilo. Mas voto assim mesmo. Vou votar pro Lula.”

Ao contrário de uma boa conversa jogada fora de botequim que vai até altas horas, o papo é encerrado com a chegada da noite. Ainda com a política na cabeça, arruma logo um samba para sonorizar a partida : “sou fã do Bezerra da Silva. Você conhece aquele música... Meu irmão se liga no que eu vou lhe dizer... Hoje ele pede seu voto amanhã manda... A polícia lhe prender... Hoje ele pede seu voto amanhã manda... A polícia lhe bater... Eu falei prá você, "viu"?... Nesse país que se divide... Em quem tem e quem não tem... Sempre o sacrifício cai no braço operário... Eu olho para um lado... Eu olho para o outro... Eu vejo desemprego... Vejo quem manda no jogo...”.

Comments (72)

Apesar de tudo, a pátria continua por mim amada... e eu, mesmo quase sem forças, busco melhorá-la a cada dia.

Quantos Brígido Sousa Lima pricisaram sair da sua terra natal, em busca de uma vida melhor? Se não bastasse isso, pessoas como ele se deparam co uma ilusão de emprego fácil.
Os nossos governantes tem que impedir de alguma forma isso, para que pessoas como Brigido não iludão mais.

o blog esta incrivel

gostei d seu senso critico

continue assim

Ruim com ele, pior sem ele. Está mal, temos muitas coisas ruins, mas eu prefiro continuar aqui e amando o meu país.

belo texto!

aaah! Muito obrigada pelo elogio! Siim, eu vi que tu é jornalista e tal, tais exercendo? (sou aspirante, ainda" hudhudaso)

Dos livros de geografia a respeito da imigração nordestina aos anseios, sonhos e desamparos de um homem como qualquer outro... Digno post.

Aliás, tb tenho um blog, está convidado a entrar, comentar, discordar e votar na enquete... Obrigado

http://www.auquemia.blogspot.com

Mesmo com todos os problemas eu
amo o Brasil e farei sempre a minha
parte para tentar mudar o panorama
atual!!!

Estou lendo "D.Pedro I" de Isabel Lustoza,para justamente encontrar nosso primeiro herói "brasileiro"...
Fiz isso porque não consegui encontrar o ultimo.
Terminei o livro, e descobri o porque de minha busca inglória...
Meu conceito de "Herói" é beeem equivocado.
E ainda me dizem que sou cinico!

Acredita nisso?

www.fun-machine.blogspot.com

Bah, textão.

Adorei o texto! Parabéns!!
aliás,todos os seus textos são ótimos!

Muito bom, és um jornalista de primeira!

Mas o legal de ler teu texto, foi a revelação de que ainda tem muita gente de bem aí, que nunca cometeu crime nenhum e que conhece a palavra dignidade muito melhor do que nossos nobres companheiros brasilienses.

Alguém poderia ter a magnífica idéia de, durante uma entrevista, perguntar a alguns políticos qual é a parte do hino nacional de que mais gostam. Seria legal analisar as respostas.

Ótimo blog.

Na realidade eu li tudo sim.
O ''Bah, que textão'' tinha como intuito não o de dizer que o texto é grande, mas sim de elogiar pela qualidade, Ricardo.

só nós podemos mudar o rumo desse país , e a primeira coisa é acreditar nele...

http://www.correleg.blogspot.com/

eu sei, que a vida podia ser bem melhor e será, mas isso não impede que eu repita: é bonita, é bonita e é bonita (:

A grande ironia é que defente com fervor o país que não faz absolutamente nada! por ele...

eeee Brasil...

(e, sim, ótimo texto!)

hum.....essa patria amada tá deixando muito a desejar...ultimamente!

aguardo atualização :]

Adorei a forma como contrói seus textos.
Muito bom.
Parabéns!

Belo texto e ótimo Blog !!!
parabens pelo trabalho !!!!!

Estudo jornalismo como vc.
E percebi, no que vc escreve, que o fundo literário com objetivo crítico impera no blog.

Gostei mesmo disso aqui.
Bem bacana. Ótima escrita.

___________________________________


Visite o [b]Nosso Mundo Imundo[/b]!
Porque nem só de coisas boas vive um mundo feliz. E a gente gosta assim...
http://nossomundoimundo.blogspot.com/

muito bom o post e o blog tbm

Caro amigo... Nem posso dizer nada sobre o texto... porque realmente vc anda escrevendo muito com a alma... e isto, nos meus quase 15 anos de AIS já não vejo a muito tempo... Mas continue assim pois desta forma você terá mais sucesso... do que imagina. Abraço
Erich

Realmente, é uma coisa que entristece á todos, tanta gente com esperança de encontrar futuro melhor em Sampa e acaba assim, é bem isso que fala a musica "A triste partida" de Luiz Gonaga, muito linda, mas ao mesmo tempo triste, aí acontece isso, esse homem, Brígido tem razão, em época de eleição, tapam boeiro, fazem isso e fazem aquilo, se não for em época de eleição é porque algo vai acontecer, naum viu na época do pan? Policiamento de primeira? depois? só morte, eles só se preocupam com gente q tem poder, rica ou é famosa, fora isso, tão nem aí, juro q se pudesse faria o mesmo com esses politicos para eles sentirem na pele o que os outros sentem e fazerem algo, se alguem perde parente em assasinato, eu mataria um parente deles para eles aprenderem e assim vai, isso dá mó raiva, eu coloquei um post ontem, mas foi sobre a banda q eu amo, McFly, li q era uma banda sem principios, letras estupidas e q naum aborda nenhum tema construtivo pra sociedade, politica e isso e aquilo, agora eu te pergunto, vale fazer musicas sobre tais temas se lá no parlamento, no palácio do planalto e no governo realmente vão fazer algo??
em relação ao meu post atual, qm qr receber comentario de famoso? Foi isso q eu quis dizer, quando se é famoso, naum precisa ninguém pedir pra vc passar no blog dele, pessoas automaticamente vão pra comentar e os "ninguens" assim dizendo? só pedindo mesmo neah? e tem muita gente que pede no comentario do blog do famoso pra comentar kra, foi isso q eu quis dizer
beijos

Isso é Brasil.

Brígido é uma vítima do mau caráter dos políticos, mas também é um herói nacional. Sobreviver com essa dignidade pelas ruas, com a cabeça boa, com os documentos em dia, e ainda sabe todos os hinos nacionais que a maioria da nossa gente canta tropeçando.

Gostaria de saber onde você o conheceu, qualquer dia alguém devia entrevistá-lo, mostrá-lo na TV.

Abraço e pinta no meu blog de vez em quando.

Gostei do Blog. Agora essas histórias acoteceram ou você inventou?

é, isso é verdade, mas tbm é preciso ler a letra, entender a mensagem e passar á praticá-la neah?
bjos

É isso aí! Às vezes, quando você abre mão do preconceito e da desconfiança e consegue ver no morador de rua um ser humano, consegue ter uma das melhores conversas da sua vida, principalmente quando são mais experientes. Não é sempre, mas quando tenho oportunidade tento puxar assunto com eles. Muita gente devia fazer o mesmo.

E se eu morasse nas redondezas, depois de ler o jornal eu daria pra ele. Aposto que ele ia ficar bem feliz.

Beijão.

Patria amada (por poucos)

Só um jornalista poderia escrever um texto tão elaborado! Adorei!

Muito interessante o relato, principalmente a parte onde ele diz que não bebe, o que é muito dificil acontecer quando se é mendigo... mesmo assim o texto é leve e nos deixa levar pela imagem de tal conversa.

Este comentário foi removido pelo autor.

Olá Ricardo!
Que bom que você gostou da dica, assim como do blog, espero que também goste do filme! :)

Apesar da precariedade que o país está passando, ou melhor, o povo, ainda a pátria é amada.

As histórias de Brígido são fascinantes. Um detalhe perceptível a cada linha. Ótimo texto.

Abraço!

http://calangonetnews.blogspot.com/

muito bem escrito... ainda nao li tudo, termino amanha... abraço!

Ruim com ele pior sem ele [2]
Muito mais umportante que apontar defeitos e levantar a bunda da cadeira e tomar uma atitude.

___________________________________
TemPraQuemQuer <<< Entra!

(respondendo ao Fábio)... não estou apontando defeitos como vc disse. Para sua informação, este é um problema comum de nossa sociedade. Meu trabalho, como jornalista, é divulgar e alertar a sociedade esta situação. (respondendo a parte da "bunda") Não vem ao caso, mas faço trabalho Voluntário em uma Ong que ajuda esses moradores - OCAS. Minha parte faço, e você, qual a sua sugestão para o caso?

Olá Ricardo, primeira vez que venho aqui e voltarei sempre que puder... como disse o marco antonio, a pátria continua por mim amada, o Brasil não é muito diferente dos outros países, a única coisa que difere é que a maioria esconde seus problemas e mostra dos outros, aí fica difícil

Beijão

Quanto mais estudo a história desse nosso país,menos desacreditada fico na tão proclama "pátria amada".
Mas tento fazer-me acreditar de novo,que talvez um dia com a ajuda de poucos consigamos mudar o nosso país.
Gostei do blog !

beijoos

É triste saber que um cara "culto" desse jeito émorador de rua e luta para pôr um pedaço de paõ na boca. Sim, culto, pois tem mt gente por aí que tem bem mais acesso as coisas do que ele e prefrem se alienar frente a um BBB da vida.
Mt legal esse papo. As vzs passo pelas ruas e penso em parar para conversar com certos hippies, sei que eles tem mt a contar.
Depois de ler isto aqui vou parar e trocar uma idéia com um hippie por aí e devo postar tb...

A música que ele se refere é "candidato caô caô" e além da excelente versão do Bezerra [saudoso Bezerra], há tb a do Rappa...

Infelizmente o Brasil joga talentos fora tds os dias e não deixam que os melhores corações sobrevivam neste país ingrato.

Um abraço!

Gostei do seu blog mano

é o típico roteiro desse filme tosco que é a vida real... onde todos são personagens de algo vendido como vida... funcionários de verdades que nem sequer deveriam existir

ótima crítica em texto, se foste poeta seria bom

a ta
so podia ser jornalista ne...
muito bom o texto
(mas confesso q naom tive paciencia de ler at o fim)


a patria vai ser amada sempre pelos brasileiros, esse povo bunito q apesar de tudo segue em frente...

bicho, ele pode falar que vai votar no lula, no serra, no alkimin... enfim, essas figuras do "povo" são dúvidosos. seja ele o próprio povo ou seus representantes.

tento fazer minha parte..
seu texto é tão intenso e interessante q deveria ser postado em um jornal, para q os não blogueiros tb lessem..
parabéns.

Há pátrias mais decadentes. Não é a pátria brasileira que me deixa triste, temos um história rica por sinal. Mas é um pena ela ser suja por gente pobre de espírito.

Óh Pátria Amada,
Salve, Salve.
_

[dika]
http://digaoquequiser.blogspot.com

ta fmz o patria amada nos amammos o brasil e tudo
mas se me desse uma chance de ir pra talvez california,londres ou australia eu nao pensava dias vezes

UMA RELA��O DE AMOR E ODIO


DE FATO PARABENS PELO BLOG,MUITO INTERRESSANTE OS TEXTOS!!!

SO PE�O QUE SEJA MAIS FACIL PRA CARREGAR PORQUE TEM MUITA GENTE QUE AINDA USA DISCADA!

O filme é muito bom, vale a pena dar uima conferida! Ainda bem qeu você gosta das nossas indicações! :D

parabens vc tem o dom !!!!

Incrivel como são sempre os que mais são abandonados pela "Mãe Gentil" que cantam com mais fervor "pátria amada Brasil"!
A vida é mesmo uma ironia só!

Com certeza, Ricardo... É o retrato do nosso tão amado país.
Triste ver isso.
Obrigada pela visita no vida bailarina...
Beijo
Iêda

seu texto é primoroso, muito bem escrito mesmo
mas não seria um tanto longo para um blog?
isso foi uma pergunta e não uma afirmação.

Mirim - Primeiro obrigado. Bom, sobre o tamanho, sim e não, rs. Depende muito do gosto leitor mesmo. As vezes um texto curto é duro de ler, já outras, um texto longo desliza pelos olhos. Mas particularmente nessa matéria, foi bem difícil editar o material...rs
Obrigado, Volte sempre!

legal parabens !!!!!

O texto esta muito bem escrito...
retrata perfeitamente nossa realidade...
é triste saber que existem tantas pessoas como Brigido de Souza...
muito bom seu blog
parabens

Olá...
Ótima crônica dos dias...
Eles estão lá, nas ruas, maltrapilhos, e nem sempre enchergamos essa verdade... Vivos, sofrendo, vivendo no Estado Nação - Brasil.
Abraços
Everaldo Ygor

http://outrasandancas.blogspot.com/

É assim que a gente aprende a amar o povo que faz esse país. O povo que apesar de tudo, continua amando essa terra.
É desse povo que eu tenho orgulho. E é por ele que eu acho que vale a pena lutar.
Quando desistimos do ~Brasil, não desistimos dessa política escrota e corrupta, porque eles sabem e podem sobreviver. Nós desistimos dessa gente. Da nossa gente.
É por isso que ainda acredito.

Bom ter vindo aqui! =)
Beijo

Oi. Boa tarde, Ricrdo. Eu não generalizei quando disse que todo mundo é preconceituoso. Eu já parto do pressuposto que todos têm lá seus preconceitos. O problema é que as pessoas só consideram preconceito aqueles socialmente instituídos como tal, conforme falo em meu texto. Alguém pode até não ter preconceito contra homossexias, negros, deficientes e etc. Mas pode ter contra aqueles grupos cuja crítica ainda não é vista como preconceito. Os hemos, por exemplo. Eu pnso que todo mundo seja preconceito. Agora claro, isso não é percebido poruqe não é todo preconceito que é socialmente considerado como preconceito. Por isso que passa despercebido aos ohlos das pessoas.

se eu fosse presidente eu faria o q ninguem tem coragem de fazer, e ae tudo mudaria.

Muito bem escrito!! Parabéns!
Realidade do Brasil!

eu amo ela não iporta oque falem dela!!

Eu queria conhecer pessoalemnte um ser humano desses. Sempre estive cercada de tanto filho da...

Bem, melhor não dizer mais nada, a não ser...

PS: Ótimo texto!

bom texto...

òtimo texto!
mais sucesso com o Blog .

Belo texto, a história de um brasileiro como todos nós, lutando pra continuar vivo nesse país "que se plantando tudo dá". =)

sim, sim sou eu que desenho/faço os quadrinhos.
algumas historias sao veridicas ou inspiradas em fatos quase reais, o spersonagens tambem sao reais e cada um tem sua personalidade diferente justamente por se tratarem de "pessoas" de verdade.

www.meusquadrinhos.blogspot.com

obrigado por comentar, volt sempre
grade abraço.

Eu to é desistindo dela uahuahauha
mais nao posso reclamar..
iraque a ai pra mostrar o que é ruim =/


http://bombadigital.blogspot.com/

Olá.
Você escreveu um belo texto, parabéns. A cidade da Bahia não é Itabunas e sim Itabuna, perto de Ilhéus.
Você apenas descreveu o que acontece todos os dias nas ruas de qualquer cidade grande, basta apenas deter-se, e olhar de verdade. Mas vale assim mesmo.

cinemadavida.blogspot.com

Pátria Armada

paz

Nossa que foda esse post, que soco no estômago e que crítica bem desenhada.